Professores do INESC Porto ministram palestra na EESC

28/01/2013

Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) receberá dois pesquisadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC-Porto) - Portugal, os professores Mauro Augusto da Rosa e Jean A. Sumaili, que ministrarão três palestras sobre otimização de processos.

No primeiro dia, a partir das 14h30,  o tema será “EPSO - Algoritmo Evolucionário de Enxame de Partículas para problemas de otimização”, que abordará características da metaheurística EPSO (Evolutionary Particle Swarm Optimization), bem como sua concepção, lógica de funcionamento e o emprego em problemas de otimização presentes nas várias áreas de engenharia.

Já no dia 31, também às 14h30, serão realizadas mais duas palestras: “Análise e Avaliação da Performance de Redes de Distribuição em Operação Isolada”, que aborda aspectos de adequação e segurança na avaliação do sistema de rede de distribuição, e “Avaliação Probabilística da Adequação dos Sistemas de Geração e Transporte Incluindo a Minimização do Desperdício de Energia Renovável”, que trata sobre a identificação de desperdícios de energia renovável com origem nas restrições do escalonamento, transportes, ou ambas.

Os três eventos serão realizados no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação. As palestras são abertas para todos os públicos sem necessidade de inscrição.