Seminário aborda contribuições de novas técnicas para pesquisa em microssensores e microatuadores

14/04/2014

No dia 24 de abril, às 14 horas, o Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP irá sediar um seminário sobre aplicações de microssensores e microatuadores, com especial atenção para as indústrias e a área médica. Apresentado pelo professor João Paulo Carmo, do SEL, o evento será dividido em três partes.

Primeiramente será exposto um resumo da tecnologia com potencial de aplicação na área, especialmente nos circuitos de estado sólido, e na tecnologia dos materiais com interesse na microfabricação e seus processos. A segunda parte contemplará exemplos de implementações previamente validadas e baseadas nas seguintes técnicas:

• Radiofrequência – microdispositivos para redes de sensores sem fios, transmissão de biopotenciais e antenas à escala do chip;• Óptica – microespectrômetros sintonizáveis em matriz de filtros Fabry Perot, microdetectores de raios-X, microlaboratórios para análises clínicas, sensores de imagem estereoscópicos, detectores de neoplasias e aquisição de biopotenciais;• Conversores termoelétricos – voltados para energy harvesting, arrefecimento e detectores de radiação;• Microeletrodos para aquisição de biopotenciais – obtidos com recurso a técnicas de microfabricação; e• Aplicações agrícolas – interfaces sensoriais, microdetetores de humidade e microdetetores de ciclo de fertilidade em vacas.

Nessa etapa apresentam-se ainda aplicações em fibras ópticas para monitorização de movimentos de pacientes, medição da frequência cardíaca e respiratória e para melhorias no campo têxtil.

Na última seção do seminário serão abordados alguns exemplos de pesquisa futura usando técnicas de microfabricação nos seguintes segmentos:

• Indústria – acelerômetros com resolução ao nível dos µg (capacidade de deteção de acelerações de uma microparte da aceleração da gravidade) e acelerômetros térmicos;• Medicina – novas aplicações em cápsulas endoscópicas, novos paradigmas em dispositivos implantáveis e microssistemas para tomografia baseada em métodos ópticos; e• Agricultura – microdetetores analisadores da composição de solos baseados em espectrofotometria e micro detectores ópticos para quantificação e qualificação dos níveis de partículas em suspensão no ar como, por exemplo, análise da uniformidade da dispersão de pesticidas.

O seminário é voltado para todos os alunos de graduação e pós-graduação e também para os docentes da USP e de quaisquer instituições interessadas. Não é necessário realizar inscrição prévia. Sobre o palestranteO professor João Paulo Carmo obteve a licenciatura e o grau de mestre em Engenharia Electrotécnica pela Universidade do Porto, de Portugal, em 1993 e 2002, respectivamente. Em 2007 defendeu uma tese de doutorado visando o desenvolvimento de um emissor/receptor de radiofrequência em tecnologia CMOS para microssistemas – para aplicação em redes de sensores sem fios – e desde então possui o grau doutorado em Engenharia Electrónica Industrial pela Universidade do Minho, de Portugal. De 1999 a 2008 foi assistente no Instituto Politécnico de Bragança, também no país luso. De 2008 a 2013 foi pesquisador principal no Centre MicroElectroMechanical Systems (CMEMS) da Universidade do Minho. Atualmente é professor doutor no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC. Os seus interesses de pesquisa vão desde os circuitos eletrônicos de estado sólido até as técnicas de micro/nano fabricação com especial ênfase em aplicações industriais e biomédicas. É coautor de dois livros em língua portuguesa para o ensino universitário –visando os temas das micro tecnologias no silício e da instrumentação médica – e autor de mais de 110 publicações, incluindo artigos em revistas, conferências internacionais e capítulos de livro. O evento ocorre no Anfiteatro do SEL, localizado no campus 1 da USP em São Carlos, sito à Av. Trabalhador são-carlense, 400. informaçãoSecretaria do SELTel.: (16) 3373-9365E-mail: ee@sc.usp.br