USP define as datas do retorno presencial

12/08/2021

A USP deverá retomar as aulas de graduação de forma presencial a partir do próximo dia 4 de outubro para todos os alunos imunizados, isto é, que tenham recebido as duas doses da vacina contra a covid-19 há, pelo menos, 14 dias.

No retorno presencial dos alunos de graduação deverão ser priorizadas as aulas práticas (laboratoriais, de campo ou de exercícios) e demais atividades definidas pelas Unidades de Ensino e Pesquisa, considerando a necessidade de eventuais repetições dessas atividades, em virtude da existência de alunos que, pela idade, serão imunizados posteriormente.

O segundo semestre letivo de 2021 terá início no próximo dia 16 de agosto, com aulas teóricas oferecidas de maneira remota.

“O ponto fulcral para o retorno das atividades presenciais é a manutenção da saúde de nossa comunidade, o que nos faz adotar uma postura mais conservadora e prudente. Estabelecemos diretrizes básicas que devem ser seguidas, mas as peculiaridades de cada Unidade de Ensino e Pesquisa devem ser levadas em consideração, demandando ajustes e adaptações às diferentes realidades locais. Ressalto que as precauções obrigatórias, como o uso de máscaras, a higienização constante das mãos, o distanciamento social de um metro e evitar atividades que possam provocar aglomerações, devem ser seguidas”, explica o reitor da USP, Vahan Agopyan.

Segundo Agopyan, “o grande diferencial de uma universidade de pesquisa como a USP na formação dos alunos é oferecer o ensino num ambiente de pesquisa, situação que está prejudicada desde março do ano passado, quando suspendemos as atividades presenciais em função da pandemia”.

Após o dia 4 de outubro, as aulas teóricas poderão continuar sendo remotas ou de modo misto (parte dos alunos presentes e os demais remotos), a critério da Unidade.

Na pós-graduação, o retorno presencial deve priorizar as atividades de pesquisa. O oferecimento das disciplinas, os exames e as defesas podem continuar de maneira remota neste ano, seguindo as orientações do Conselho de Pós-Graduação.

Em relação às atividades de educação básica na Universidade, como as creches, a Escola de Aplicação e o Colégio Técnico de Lorena, por terem regulamentação própria estabelecida pelo Conselho Estadual de Educação, devem ser retomadas presencialmente no dia 16 de agosto.

Os docentes e servidores técnicos e administrativos já imunizados deverão voltar ao trabalho presencial no próximo dia 23 de agosto. Aqueles que ainda não estiverem imunizados nessa data deverão retornar ao trabalho presencial conforme atinjam a sua imunização, isto é, que tenham tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, 14 dias.

A Portaria GR 7670, que dispõe sobre o retorno das atividades presenciais na USP foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 13 de agosto.

Por Adriana Cruz - Jornal da USP
texto atualizado em 13/08