Publicado: 15/06/2022
As águas subterrâneas são fundamentais para o abastecimento de mais de 75% dos municípios paulistas, irrigação agrícola, perenidade de rios e lagos e equilíbrio ecológico de mangues e biota. As águas subterrâneas são o recurso natural mais extraído do subsolo e a raiz disso, um dos problemas que a sociedade contemporânea tem se deparado é a superexplotação de aquíferos, que é a extração de suas águas muito além da capacidade hidráulica, com implicações não somente hidrológicas, mas econômicas, ambientais e sociais.
Em resposta à necessidade por mais água, muitos países têm adotado a recarga gerenciada de aquíferos (Management Aquifer Recharge, MAR) para reduzir a insegurança hídrica no campo e na cidade. No Brasil, esta prática não é adotada, e faltam critérios técnicos, como regulamentos para o seu licenciamento. Assim, esse projeto avaliará os impactos da recarga de aquíferos em sua qualidade e quantidade, e proporá diretrizes que norteiem os órgãos gestores paulista. O PD se desenvolverá a partir do acompanhamento de estudos de recarga controlada em campo (escala piloto), de trabalhos junto ao órgão ambiental, bem como de simulações numéricas de aquíferos. Este PD se beneficiará dos recursos do Projeto Temático SACRE, com financiamento da Fapesp e do CNPq.
A bolsa de PD é parte do Programa USP Sustentabilidade (USPSusten) da Reitoria da universidade e como parte das atividades da sua Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), regido pela Portaria GR 7750 de 9/06/22 da USP.
Local de trabalho: CEPAS/USP. Campus da USP, São Paulo (SP)
Procuramos profissionais que tenham concluído o seu doutorado recentemente (<7 anos, no momento do início dos trabalhos), tenha bom aproveitamento escolar, capacidade de produção científica, atestada em artigos científicos, e que resolva problemas com independência e protagonismo. É necessário o domínio do idioma inglês. Buscamos profissionais nas áreas de hidrogeologia, hidrologia e/ou engenharia ambiental.
Oferecemos um ambiente de trabalho cooperativo, junto com vários profissionais, estudantes e pesquisadores nacionais e internacionais (Canadá e Japão) de várias áreas associadas aos recursos hídricos, com forte interação com aqueles do CEPAS|USP, LABISID-POLI-USP e EESC-USP.
Bolsa do Pós-Doutorado no valor mensal de R$ 8.479,20 (+10% como reserva técnica) e por 12 meses (+ possibilidade de renovação por igual período).
Documentos necessários:
CV Lattes atualizado (sem documento comprobatório); diploma de doutorado (frente e verso); histórico escolar do doutorado; plano de pesquisa vinculado à área de Águas Subterrâneas do Edital USPSusten.
Prazo para manifestação junto ao SACRE até 21 de junho de 2022. O prazo da inscrição em site específico deverá ser até 26 de junho.
Mais informações: SACRE2026@gmail.com (recomendamos o contato antecipado, caso tenha interesse na bolsa referente à Água Subterrânea do Edital)