Pesquisa quer aumentar eficiência de caminhões autônomos
23 de maio de 2019

eesc pesquisa caminhao autonomo2

Caminhão autônomo está sendo utilizado em pesquisas da USP São Carlos. Foto: Adaptação de Paulo Arias

Autor do trabalho e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da EESC, Lucas Barbosa explica que os freios e aceleradores de um caminhão sem motorista não “compreendem” a função dos câmbios automáticos, fator que dificulta o controle do veículo. Por isso que, por meio de técnicas matemáticas, o estudante está desenvolvendo um algoritmo para que os pedais do caminhão considerem a probabilidade de as marchas serem trocadas conforme sua velocidade aumenta ou diminui.

“Minha técnica ‘ensina’ aos freios e aceleradores como se comporta um câmbio automático. Com isso, além de o motorista ter uma viagem muito mais tranquila, o caminhão ainda economiza combustível, pois seu motor não será forçado de forma desnecessária”, diz o pesquisador. Até o momento, Lucas testou seu algoritmo em um caminhão autônomo real na área 2 do Campus da USP em São Carlos, percorrendo um pequeno trajeto. A expectativa é de que o estudo seja finalizado em até dois anos.

eesc pesquisa caminhao autonomo3

Lucas Barbosa pretende finalizar seu trabalho em dois anos. Foto: Adaptação de Henrique Fontes/InSAC

A pesquisa recebe a orientação do professor Marco Henrique Terra, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (InSAC), sediado no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC, onde ele é docente.

Informação

Assessoria de Comunicação do InSACTelefone: (16) 3373-8740E-mail: comunica.insac@usp.br

Por Assessoria de Comunicação do InSAC