Violão: Série de Concertos USP traz apresentação de Gustavo Silveira Costa
15 de outubro de 2019

gistavo costo

Ingressos

Entrada francaOs ingressos serão distribuídos em dois lotes, para todo o público, nos seguintes locais:– Distribuição na USP:A partir no dia 15/10, terça-feira, das 8h às 13h e das 14h às 18h, no Centro Cultural USP, Av. Dr. Carlos Botelho, 1465.– Distribuição do Teatro Municipal:A distribuição será no próprio Teatro Municipal no dia do Concerto, 16/10, a partir das 19 horas.

Atenção

– Serão permitidos apenas 2 (dois) ingressos por pessoa.– No dia do concerto, chegue com antecedência.

Programa

Sobre o artista

Gustavo Silveira Costa é bacharel em música sob a orientação de Gisela Nogueira pelo Instituto de Artes da UNESP em 1997, Gustavo Costa teve ainda em São Paulo aulas com o violonista escocês Paul Galbraith.

Seguiu seus estudos de violão nas classes de Franz Halász na Alemanha (Hochchule für Musik Nürnberg-Augsburg: 1998-2001) e de Pablo Márquez na França (Conservatoire National de Région – Strasbourg: 2001-2003). De volta ao Brasil em 2004, se aprofundou no processo de transcrição de obras para violino de Béla bartók e J. S. Bach, obtendo o Mestrado e o Doutorado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Foi premiado em concursos de interpretação no Brasil, na França e obteve o segundo prêmio em dois dos mais prestigiados concursos internacionais da Espanha, o XXIV Certamen Internacional de Guitarra Andrés Segovia (2008, 2009 2010) e o XXXVII Certamen Internacional de Guitarra Francisco Tárrega (2003), onde recebeu também o prêmio votado pelo público.

De 2010 a 2018 foi membro do Quarteto Brasileiro de Violões, tendo recebido o prêmio de melhor CD de música clássica em Grammy Latino 2011 com o CD – Brazilian Guitar Quartet plays Villa-Lobos. Pelo mesmo selo, lançou junto ao Quarteto Brasileiro de Violões o CD – Spanish Dances – em 2014. Como solista ao violão e à viola caipira e junto atuou frente à Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP), à Orquestra de Limeira, à Orquestra USP-Filarmônica, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, à Orquestra Ciudat de Torrent, à Orquestra de Molise, à Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, à Orquestra Petrobrás Sinfônica e à Orquestra do Estado de São Paulo (OSESP).

Gustavo Costa atua como docente desde 2007 na Universidade de São Paulo, sendo o responsável pelas disciplinas de violão e viola caipira no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Realização

Prefeitura Municipal de São CarlosTeatro Municipal de São Carlos

Por Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitárias – Campus de São Carlos da USP