Alunos da USP em São Carlos são bicampeões de concurso do Instituto Brasileiro do Concreto
A ECon participa anualmente das cinco categorias de concursos técnicos estudantis promovidos pelo Congresso, tendo conquistado a primeira colocação anteriormente. Neste ano, além do primeiro lugar no Ousadia, a equipe também obteve boas colocações nos concursos Aparato de Proteção ao Ovo (APO) – quinto lugar – e Concreto Colorido de Alta Resistência (COCAR) – sexta colocada –, trazendo para casa o terceiro lugar geral dentre as 51 equipes participantes do IBRACON 2019.
Formada por alunos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Manufatura e de Arquitetura e Urbanismo, a equipe conta atualmente com cerca de 50 membros e recebe orientação dos professores do Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC, Alessandra Lorenzetti de Castro e Ricardo Carrazedo, e dos professores do IAU, Luiz Espallargas Gimenez e Simone Helena Tanoue Vizioli.
Participaram da elaboração, os estudantes do IAU, Isabela Okada, Luccas Gouvêa, Matheus Motta, Sophia Siviero e Vinícius Viccino; da EESC participaram os alunos Gabriel dos Santos, Gabriel Viana, Gabriel Passos, Giovanna Jacomelli, Lucas Modotte, Marcio de Oliveira Jr., Maria Luisa Vasconcellos, Michele Higa, Nicholas Casagrande, Rafael Sanches e Rafaela Fernanda Gomes.
Após vencer a competição, a equipe está focada no desenvolvimento dos projetos para o próximo ano e busca de novos patrocínios para se consagrar nas competições de 2020. Além disso, prepara-se para os processos seletivos para novos membros, que terão início ainda neste ano.
Apresentação do projeto vencedor
Para compartilhar a conquista com a comunidade, nesta segunda-feira, dia 11 de novembro, às 19 horas, no auditório Paulo de Camargo do IAU, será realizada uma apresentação aberta ao público em que os alunos falarão detalhadamento sobre o projeto que conquistou o primeiro lugar no concurso Ousadia. Confira a seguir uma descrição resumida do trabalho.
O desafio foi projetar, detalhar e calcular uma passarela padrão para rodovias federais aplicável a todo território nacional. Na competição concorreram 10 equipes de todo o Brasil. A solução apresentada pela ECon foi uma viga em "I" de alma treliçada, que conformava um módulo a ser replicado para atender os três diferentes vãos – pista simples (15m), pista dupla sem canteiro central (23m) e com canteiro (12+6+12m). Com isso, o próprio desenho estrutural foi o produtor do espaço da passarela onde as pessoas transitam. Esse desenho determinou a forma dos pilares, criando uma linguagem em toda a passarela. A proposta foi feita em concreto armado, sendo as peças pré-moldadas, para facilitar a replicabilidade.
Segundo a prancha de apresentação do projeto, "a conciliação das questões estrutural e de forma arquitetônica foi transformar a parte estrutural na esbelteza da estrutura. Como o ponto chave para vencer o vão da passarela está na altura da viga, que neste caso é a conformadora do projeto, o elemento desafiador foi visto como solução, transformando-se limites em potencialidades".
informação
Bruno Reitmann Pagliarini Diretor Geral da Equipe de Concreto da USP de São Carlos (ECon) E-mail: bruno.pagliarini@usp.br Página no Facebook
Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagens: Equipe de Concreto da USP de São Carlos (ECon)