Grupo de Engenharia Integrada da EESC expande conhecimentos em workshop de inovação
12 de dezembro de 2019
Compartilhe:

workshop onovolab 3

O objetivo do workshop foi apresentar os conceitos e práticas relacionadas à inovação no modelo de negócio por meio da resolução de um caso prático de sertivização, ou seja, de transformação de empresas de manufatura em empresas provedoras de ofertas integradas de produtos e serviços. O trabalho faz parte do escopo da “FlexM4I” (Flexible Methodology for Innovation), uma metodologia para conceituação, detalhamento e implementação de novos modelos de negócio que resultem em maiores benefícios para clientes e outros stakeholders.

Em um dia de imersão, os participantes aplicaram métodos e ferramentas para o entendimento dos stakeholders, ideação, consolidação da proposição de valor, conceituação do modelo de negócio, e definição do business case. O público do workshop foi composto por integrantes de startups instaladas no Onovolab, um campus independente de inovação no Brasil.

O foco do grupo está em inovação do modelo de negócio, servitização, desenvolvimento de sistemas produto-serviço e economia circular. Ele já vem realizando trabalhos com startups e empresas já estabelecidas no mercado para o apoio na formulação de soluções relacionadas à inovação do modelo de negócio, compreendendo atividades desde a análise do contexto da organização até o detalhamento e implementação de soluções. Cada vez mais, o grupo anseia pela interação com empresas, e a iniciativa junto ao Onovolab é um dos exemplos da aplicação de pesquisas orientadas à praticidade e a resultados eficazes.

informação

Professor Henrique Rozenfeld Departamento de Engenharia de Produção Tel.: (16) 3373-9394 E-mail: roz@usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESCFoto: Grupo de Engenharia Integrada


Veja também