Pesquisa divulga entrevistas com líderes de empresas humanizadas no Brasil
20 de janeiro de 2020
Compartilhe: Humanizadas, realizou entrevistas com os CEOs de empresas humanizadas brasileiras e disponibilizou os vídeos no Canal Humanizadas, no YouTube.

&source=Escola%20de%20Engenharia%20de%20S%C3%A3o%20Carlos" id="linkedin-share-btt" rel="nofollow" target="_blank" class="linkedin-share-button"> Humanizadas, realizou entrevistas com os CEOs de empresas humanizadas brasileiras e disponibilizou os vídeos no Canal Humanizadas, no YouTube.

+https%3A%2F%2Feesc.usp.br%2Fnoticias%2Fposts_s.php?guid=pesquisa-divulga-entrevistas-com-lideres-de-empresas-humanizadas-no-brasil" target="_blank">

eesc av paulista

O canal possui diversas entrevistas com CEOs e diretores das empresas analisadas na pesquisa de Paro, sob a orientação do professor do Departamento de Engenharia de Produção da EESC, Mateus Cecílio Gerolamo. Produzidos com o objetivo de ajudar a entender o que as lideranças fazem na prática para que suas empresas sejam mais humanizadas e quais os benefícios disso, os vídeos contam desde a parte histórica das companhias até exemplos de práticas internas.

No total foram analisadas 1.115 empresas do Brasil, a partir de indicadores relacionados à cultura organizacional, liderança, orientação para stakeholders - pessoas envolvidas nos processos empresariais - e propósito. A pesquisa foi realizada em parceira com o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), e as entrevistas com o jornalista Rodrigo Caetano, com passagens pela IstoÉ e Exame.

De acordo com o trabalho, empresas humanizadas são as que, em seu dia a dia, baseiam suas ações em seu propósito e, como consequência, inspiram todos os stakeholders, estabelecendo com eles uma relação ganha-ganha. Como resultado, chegou-se a um grupo de 22 empresas de destaque no País, selecionadas como humanizadas. Essas empresas apresentam vantagem em relação a empresas tradicionais em todos os indicadores da pesquisa, o que alerta para uma grande mudança de paradigma: a de que a procura por um propósito maior é tão importante quanto a procura pelo lucro. Destaca-se que o lucro das empresas humanizadas chega a ser duas vezes superior ao das 500 maiores empresas do Brasil, e a satisfação dos clientes e dos colaboradores chega a ser três vezes superior à média de empresas comuns.

Dessa forma, a pesquisa busca inspirar outras empresas e difundir o pensamento de que práticas humanizadas trazem benefícios para todos. Para mais informações, os resultados da pesquisa e o relatório completo podem ser encontrados no site humanizadas.com.

O tema já foi abordado no Jornal da USP no ano passado, e as entrevistas constituem a continuidade a pesquisa.

informação

Professor Mateus Cecilio GerolamoDepartamento de Engenharia de Produção da EESCTel.: (16) 3373-8643E-mail: gerolamo@sc.usp.br

Por Assessoria de Comunicação da EESC


Veja também