Professor da EESC é escolhido como coordenador do “Pilot Centre Brazil”
O professor Oscar Mauricio Hernandez Rodriguez, membro do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi escolhido como coordenador do “Pilot Centre Brazil” da European Research Community on Flow, Turbulence and Combustion (ERCOFTAC).
18/09/2013
Da Redação | SVCOM
18/09/2013 Da Redação | SVCOM

 

O Brasil foi escolhido como o primeiro país fora da Europa a ter um “Pilot Centre”, resultado da política de expansão mundial da Associação ERCOFTAC e de um acordo de cooperação firmado por ela, em 12 de julho de 2013, com a Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM).

 

Celebrando no mês de setembro seu 25º aniversário, a ERCOFTAC (www.ercoftac.org), é uma associação que se dedica à organização de eventos acadêmicos, workshops e cursos dimensionados para a indústria, tendo em foco a transferência de tecnologia.

 

A atividade dos “Pilot Centres” é coordenar pesquisas científicas nos campos da Mecânica dos Fluidos, Turbulência e Combustão numa escala regional ou nacional, formando um dos pilares da Associação, sendo compostos por membros de uma determinada região ou país.

 

A ABCM (www.abcm.org.br) é uma sociedade civil que tem por finalidade congregar pessoas físicas e jurídicas com o intuito de promover a pesquisa, o intercâmbio e a difusão do conhecimento, estimular o contato entre universidades, centros de pesquisa e indústria e promover congressos, simpósios, conferências, cursos e reuniões técnico-científicas, dentre outras ações, visando contribuir para o desenvolvimento da Engenharia e das Ciências Mecânicas no Brasil.

 

Como coordenador do “Pilot Centre Brazil”, o professor Oscar Rodriguez irá coordenar as atividades da ERCOFTAC no Brasil em parceria com a ABCM, da qual faz parte desde 2002.  “Devo ajudar na organização de eventos, simpósios, palestras e cursos de extensão voltados para a indústria brasileira. Além disso, uma vez por ano devo presidir a reunião oficial do “Pilot Centre Brazil”, que conta atualmente com a participação de professores de cinco universidades e engenheiros de duas empresas brasileiras”, falou o professor Rodriguez, que também é secretário do Comitê Técnico de Mecânica dos Fluidos ABCM.

 


Veja também