Professor da EESC toma posse na Academia Brasileira da Qualidade
O professor Iris Bento da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi empossado, no dia 20 deste mês, na Academia Brasileira da Qualidade (ABQ).
29/11/2013
Da Redação | SVCOM
29/11/2013 Da Redação | SVCOM

 

A ABQ é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e tem como membros pessoas experientes e de reconhecida competência profissional em atividades relacionadas à engenharia da qualidade, gestão da qualidade e excelência na gestão, sendo vinculadas a universidades, empresas e organizações públicas ou privadas. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento da engenharia em benefício da organização e da sociedade brasileira.

 

O docente, que também participou da fundação da Academia em outubro de 2010, foi empossado durante solenidade na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Para mim é uma honra ser um dos membros fundadores da ABQ. Minha posse ressalta a importância em darmos continuidade à difusão do conhecimento da excelência em gestão da qualidade”, declarou Silva.

 

Graduado em Engenharia Mecânica pela USP em 1975, Iris Bento possui mestrado e doutorado na área pela Unicamp em 1989 e 2000, respectivamente. Também possui especializações em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração e Negócios (ESAN) e em Engenharia de Fabricação pela USP, e aperfeiçoamentos em CNC, nos EUA, e em Cold Forging, no Japão.

 

Silva trabalhou na indústria ocupando cargos de direção. Foi diretor técnico do Sindicado Nacional das Indústrias de Forjarias e professor na Unicamp, na especialização em Qualidade Industrial. Atua nas áreas de Conformação, Processos de Fabricação e Lean Seis Sigma.

 

Presidida pelo professor João Mario Csillag, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, a ABQ é administrada por um colegiado eleito entre os membros de acordo com seu Estatuto. Para integrar à Academia, o novo membro é indicado por um ou mais acadêmicos e posteriormente eleito pelo grupo, caso alcance 2/3 de votos.

 

Por Nathália Nicola, da Assessoria de Comunicação da EESC

 

eesc posse academia

(Iris Bento da Silva é o segundo da esquerda para direita)


Veja também