EESC é uma das vencedoras do Prêmio Semana de Recepção aos Calouros
04 de outubro de 2021

Entre todos os desafios impostos pela pandemia, 2021 começou com mais um: pela primeira vez, as Unidades da USP teriam de recepcionar seus alunos de forma virtual. Palestras, apresentações de cursos, bate-papos, tour pelos espaços, campanhas e atividades culturais... tudo on-line.

Na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), também foi assim.

O grupo de trabalho designado pela Comissão de Graduação, formado por professores, alunos e funcionários, conseguiu encontrar maneiras para superar o distanciamento social e oferecer ao novo aluno uma Semana de Recepção com programação diversificada e acolhedora. A certeza de que o objetivo foi alcançado veio pelo retorno direto dos participantes e seus familiares e, neste momento, pelo anúncio dos vencedores do prêmio anual conferido pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG). A EESC, a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), o Instituto de Matemática e Estatística (IME) e o Instituto de Psicologia (IP) foram as Unidades que ofereceram a melhor Semana de Recepção aos Calouros de 2021.

Os membros do GT Pró-Calouro analisaram os relatórios de 41 Unidades da USP que se inscreveram para participar do certame.

"Essa premiação foi mais um excelente resultado conquistado pela EESC apesar da pandemia. Graças ao trabalho da CG, CoCs, veteranos e servidores envolvidos no GT, a Semana de Recepção aos Calouros de 2021 organizada em nossa Unidade foi, novamente, reconhecida entre as melhores da USP. Cabe lembrar que em 2019, a EESC foi agraciada com o primeiro prêmio e em 2020, o IQSC, refletindo o continuado comprometimento do Campus USP São Carlos com o acolhimento de seus novos membros. A Diretoria da EESC cumprimenta e agradece a todos(as) envolvidos(as) nesse processo.", afirmou o diretor da Unidade, professor Edson Cezar Wendland.

As Unidades vencedoras receberão o troféu “Recepção Legal”, de autoria do professor Dorinho Bastos, da Escola de Comunicação e Artes (ECA), e um diploma na forma de uma placa comemorativa.

A FMVZ foi indicada pela comissão julgadora como a principal vencedora, por isso, também receberá a posse provisória da escultura da artista plástica Carmela Gross e o valor de quatro mil reais.

Segundo o relatório da comissão julgadora “as atividades programadas em todas as Unidades evidenciaram o preconizado pela Portaria GR-3143/98 de que a Universidade é um ambiente em que se deve promover e estimular o culto do humanismo, da solidariedade e do absoluto respeito aos indivíduos”.

Para a presidente da Comissão de Graduação da EESC, professora Vilma Alves de Oliveira, integração e aprendizado fazem parte dos resultados.

"Destaco a colaboração, harmonia e trabalho do nosso grupo ao preparar e conciliar as atividades, parte delas promovida pela instituição, parte pelas entidades estudantis. Nada substitui o contato presencial com os calouros e a alegria de vê-los circulando e se integrando à nossa comunidade, mas é necessário registrar o aprendizado adquirido com o formato virtual. Encontramos alternativas e novos formatos. Em 2022, certamente vamos poder receber os novos alunos pessoalmente, mas algumas atividades on-line deverão dividir o espaço da agenda.", concluiu.

O conteúdo gerado durante a Semana de Recepção aos Calouros está disponível no Canal do YouTube e no Hotsite.