Estruturas: Doutorando da Engenharia Civil recebe dois prêmios em congressos
09 de novembro de 2021

O doutorando Emerson Felipe Félix, do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, orientado pelo professor Rogério Carrazedo e coorientado pela professora Edna Possan, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana "UNILA), está realizando seu projeto abordando o tema da Patologia das Estruturas, com o título  Estudo numérico-experimental e proposição de um modelo de dano acumulado para concretos submetidos a solicitações cíclicas.

Um artigo associado ao tema foi enviado para o 62º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto, sob título Análise experimental da influência da frequência de carregamento no comportamento à fadiga do concreto, recebendo prêmio de melhor artigo científico da Macrorregional Sudeste.

O congresso é um dos principais eventos na área de concreto do Brasil, com mais de 900 congressistas inscritos e 600 artigos publicados, tendo sido realizado no primeiro semestre de 2021 em virtude da pandemia.

Outro artigo associado à tese foi enviado para o XVI Congreso Latino-Americano de Patología de Construcción y XVIII Congreso de control de calidade em la construcción, promovido pela Asociación Latinoamericana de Control de Calidad, Patología y Recuperación de la Construcción (ALCONPAT INTERNACIONAL), sob título Vida útil à fadiga do concreto: estudo experimental da influência das condições de carregamento e da resistência do material, recebendo o prêmio de Trabajo de Excelencia Técnica-Científica en Patología de las Construcciones.

O congresso é um evento bienal, tendo recebido mais de quatro mil profissionais nas suas 15 edições anteriores.

A pesquisa do Emerson Felix busca discutir a deterioração do concreto quando submetido a cargas cíclicas, induzindo a fadiga material, processo de mudança estrutural, progressiva, permanente e localizada. A fadiga é um fenômeno que ocorre em estruturas sujeitos a cargas cíclicas que podem levar o material à ruptura, mesmo diante de níveis de tensão abaixo da resistência do material. A fadiga pode ocorrer, por exemplo, em edifícios, pontes, torres eólicas, e estruturas marítimas.