Professora da EESC é coautora de minienciclopédia sobre nomenclatura usada na área metalomecânica
08 de junho de 2022

Foi lançado no último mês de abril, pela Editora Fontenele Publicações, o livro Termos Metalúrgicos Selecionados no Contexto Metalomecânico, de autoria dos professores Lauralice Canale, do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, e Jan Vatavuk, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, além de João Carmo Vendramim, diretor técnico comercial da Isoflama Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda.

A obra foi custeada pela empresa e conta com 500 exemplares nessa primeira edição.

“Trata-se de um livro para consulta rápida, com explicação dos termos mais comuns usados na área metalomecânica, envolvendo materiais ferrosos, como aços e ferros fundidos. Os termos estão em ordem alfabética, o que facilita a busca”, explica a professora Lauralice.

“Essa reunião da vivência acadêmica com a industrial trouxe um conteúdo prático em conceitos úteis do mundo metalomecânico, atingindo as demandas do meio industrial e do meio acadêmico. Foram selecionados e descritos os termos técnicos mais comuns na área, incluindo a arte do tratamento térmico, sem a pretensão de ser uma grande enciclopédia clássica de termos técnicos”, complementa a pesquisadora.

A obra é direcionada principalmente para os profissionais da indústria metalomecânica e para os estudantes e outros profissionais que tenham interesse no assunto. Segundo a coautora, o livro, nessa edição inicial, tem 392 páginas e está sendo comercializado por R$ 150 o exemplar. “A venda está sendo feita pela própria indústria financiadora do livro. Os recursos monetários serão doados a uma instituição, a Casa da Criança, como um retorno social para a empresa”, esclarece a professora da EESC.

Ainda segundo Lauralice, pretende-se para a próxima edição uma atualização e ampliação, com a incorporação de novos termos que possam se mostrar importantes para os profissionais da área.

O livro não está disponível na versão on-line.

Por Alexandre Milanetti, para a Assessoria de Comunicação da EESC