Nascente USP recebe inscrições para estudantes revelarem seus talentos artísticos
O Nascente USP, que há 30 anos vem revelando e premiando os talentos artísticos da Universidade de São Paulo, está de volta com mostras e apresentações totalmente presenciais. Em 2020 as atividades foram suspensas devido à pandemia de covid-19. No ano passado, o concurso foi promovido em formato adaptado, com o uso de plataformas virtuais. Ainda assim, foram 741 alunos inscritos, um recorde histórico.
O programa é aberto à participação de todos os estudantes da USP. As inscrições vão até o dia 4 de julho e contemplam trabalhos nas seguintes áreas: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. Não é necessário ser estudante de cursos ligados às artes.
Para este ano, as principais mudanças envolvem teatro e música. Em 2021, a categoria Artes Cênicas precisou se adaptar às medidas de segurança sanitária e teve as subcategorias de “Interpretação Individual/Grupo” e “Direção” restritas aos monólogos. Agora, todas as demais estão de volta: Direção, Dramaturgia (Texto dramatúrgico), Interpretação em grupo e Interpretação individual.
Nas áreas de Música Erudita, Música Popular e Texto será possível se inscrever em mais de uma subcategoria, com um total de até duas obras por modalidade.
Os finalistas serão selecionados por comissões julgadoras especializadas e participarão de mostras, exposições e apresentações em locais públicos. Ao final, os vencedores recebem uma premiação de R$ 4 mil.
O regulamento completo pode ser consultado em cultura.usp.br/nascente. O site também reúne informações e vídeos com apresentações dos anos anteriores.
Para inscrições em grupo ou em coautoria, todos os integrantes deverão fazer a inscrição para o trabalho, mas apenas um será o responsável por inscrever o mesmo, enviando os materiais e arquivos solicitados.