NEC: Comparação do nível de desenvolvimento dos municípios paulistas de maior porte
27 de abril de 2023

O Núcleo de Estudos das Cidades (NEC) divulgou, no último dia 26, o estudo Comparação do nível de desenvolvimento dos municípios paulistas de maior porte, coordenado pelo professor Antonio Clóvis Pinto Ferraz (Coca), da Escola de Engenharia de São Carlos, com a participação dos professores José Leomar Fernandes Júnior (também EESC-USP), Fernando Hideki Hirouse, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão (Fatec-Jau).

O trabalho apresenta dados comparativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico (qualidade de vida) de 81 municípios paulistas com população acima de 100 mil habitantes – informações de grande relevância para os governos locais na alocação racional de recursos (econômicos, gerenciais, etc.) e na avaliação dos resultados de ações empreendidas.

Segundo o professor Coca, "trata-se de trabalho extremamente útil para os municípios e o estado na gestão das cidades paulistas".