Alunos de Mecatrônica apresentam projetos para controle de armário hospitalar
11 de agosto de 2022

Quando se fala em gestão e segurança hospitalar, há um item extremamente importante: os armários de medicamentos e insumos. Garantir o armazenamento seguro e controlar de forma efetiva a entrada e saída dos produtos é desafio para o setor e, exatamente por isso, foi o tema proposto para os alunos do quarto ano do curso de Engenharia Mecatrônica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

Divididos em seis grupos, eles apresentaram os trabalhos desenvolvidos como parte da disciplina SEM0541 - Projeto de Sistemas Mecatrônicos I, sob coordenação do professor Rodrigo Nicoletti. A atividade aconteceu no mês passado e contou com a presença do diretor financeiro do Hospital Premier, Felipe Bueno Marcondes Ferraz.

Segundo ele, a questão operacional dos armários é algo muito central em um hospital, porque tem que embarcar tecnologia de controle de acesso e de destino dos medicamentos. "Para se ter uma ideia, o gasto com medicamentos chega a representar 20% do custo de um hospital. Além disso, o erro na dispensação de um remédio pode matar", comentou o diretor.

Os alunos fizeram a exposição de cada projeto - conceito, custos, dificuldades etc - e apresentaram os protótipos de armários e aplicativos,  desenvolvidos com o objetivo de possibilitar a identificação de quem acessa o armário e também registrar o medicamento retirado.

"Eu entrei no curso em 2019, e o isolamento acabou atrapalhando essa parte prática, que conseguimos realizar agora. Foi muito interessante, porque conseguimos ter aplicação do projeto, rever e aplicar conceitos e entender realmente na prática, com planejamento e também contratempos", afirmou o aluno Filipe dos Santos Teconi.

O professor Rodrigo Nicoletti, que também é o coordenador do curso, explicou que a disciplina de projetos sempre propõe uma tarefa, um desafio real. "Neste ano, tivemos essa situação bastante complexa que envolve os hospitais. E essa é a ideia: trazer sempre um problema para eles resolverem aqui, e todos fizeram isso muito bem, com nível elevado"

O Hospital Preimier é uma instituição de cuidados paliativos.

Fotos: Umberto Patracon