Professor da EESC será Editor Associado do Journal Composite Structures - Elsevier
26 de agosto de 2022

Em mais uma indicação de qualidade, prestígio e reconhecimento internacional, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) está novamente representada por um docente integrando à equipe editorial de um importante periódico científico. Trata-se do Journal Composite Structures (Elsevier), especializado no segmento de estruturas em material compósito, no qual, a partir de agora, Volnei Tita, professor do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC, contribuirá como Editor Associado.

A revista é dedicada a artigos que contribuem para o conhecimento na utilização de materiais compósitos em estruturas de engenharia. Os trabalhos publicados versam sobre estudos, pesquisa e desenvolvimento, investigações experimentais, análises teóricas e técnicas de fabricação relevantes para a aplicação de compósitos em componentes estruturais, que vão desde elementos mais simples, como placas e cascas, até estruturas mais complexas, como as aeronáuticas. Sua importância é reconhecida pelos pesquisadores, principalmente em função do “Journal” possuir um dos fatores de impacto mais elevados na área (6,603 “Impact Factor”).

Na nova atribuição, o docente da EESC irá definir quais e quantos serão os revisores que avaliarão um dado artigo submetido à revista. Além disso, com base nos pareceres emitidos por esses revisores, caberá a ele a decisão de aceitação, rejeição ou revisão mais detalhada do artigo pelos autores.

“Recebi o convite de maneira muito honrada e ele se deve, em grande parte, à reputação e ao reconhecimento internacional da capacidade técnica e científica que construímos nessa área ao longo do tempo”, diz Tita.

Para o docente, “o convite mostra a relevância da EESC e da USP, uma universidade brasileira, no contexto internacional, ainda mais em uma publicação direcionada para estruturas em material compósito, que tem como um dos principais focos de aplicação a área de estruturas aeronáuticas. Vale lembrar que tem sido cada vez mais necessário o emprego de materiais compósitos em aeronaves, pois trata-se de um material com densidade bem menor que a do alumínio, porém, muito mais complexo de ser analisado, especialmente em termos de certificação aeronáutica. Isso reflete na dimensão da responsabilidade e da contribuição desse tipo de revista”.

Além de atuar como docente, o professor Volnei Tita coordena o Grupo de Estruturas Aeronáuticas (GEA) da EESC, que desenvolve diversos projetos em cooperação com universidades da Bélgica, da França, de Portugal e dos Estados Unidos.