Mostra de Robótica da EESC apresentará novidades em robôs para a agricultura, medicina e outras finalidades
27 de setembro de 2022

No dia 4 de outubro, a Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) realizará a sua Mostra de Robótica, com a exibição de robôs com as mais diferentes funcionalidades e aplicabilidades, como carros e caminhões autônomos, robôs agrícolas, drones e robôs para realização de cirurgia, entre outros, todos projetados pelo Centro de Robótica da USP (CRob).

A mostra, que faz parte da programação da Semana de Engenharia Mecatrônica (SEMATRON) da EESC, acontecerá a partir das 13 horas, no térreo do Bloco E-1, localizada na Área 1 do Campus USP São Carlos.

Go1, outro robô quadrúpede que será exibido na Mostra de Robótica da EESC

O evento também contará com a exibição dos robôs do SEMEAR, grupo extracurricular da Escola, além de outros grupos da USP e da empresa XMobots do Brasil, que exibirá seus drones de asa fixa e rotativa.

“A mostra é voltada para alunos de graduação e de pós-graduação, assim como para pesquisadores e jovens do ensino Médio, uma vez que a ideia é exibir as diversas aplicações da robótica por meio dos projetos que estão sendo feitos em nosso Centro de Robótica. O objetivo é revelar ao público como esse universo, com todos os seus avanços, se torna cada vez mais presente no dia a dia das pessoas nas mais diferentes áreas, da agrícola para a medicina, passando pela mobilidade e outras tantas”, destaca Marcelo Becker, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC.

Inauguração do Grupo de Robôs com Pernas
Além de acompanhar as novidades e tendências do setor, o público que comparecer ao evento poderá acompanhar uma demonstração especial que acontecerá no final da tarde, na área do estacionamento em frente ao CAASO, quando também será inaugurada a área do Grupo de Robôs com Pernas do Laboratório de Robótica do SEM-EESC-USP, coordenado pelo professor Thiago Boaventura.

Esse é o primeiro grupo de pesquisa no Brasil com foco nessa área da robótica, que inclui robôs quadrúpedes e bípedes. Composto atualmente por cerca de 10 pesquisadores, incluindo mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, além de  parcerias com diversas instituições de prestígio nesse segmento no exterior, ele tem como objetivo alavancar a pesquisa e inovação na robótica com foco em aplicações de interesse nacional, como a área agrícola e petrolífera.

Para marcar a inauguração, o grupo exibirá dois dos mais modernos robôs quadrúpedes disponíveis atualmente no mundo: o ANYmal, da empresa ANYbotics, da Suíça, e o Go1, da empresa Unitree, da China.

ANYmal, um dos robôs quadrúpedes mais modernos do mundo

A Mostra de Robótica da EESC contará ainda com outras participações internacionais. A alemã KUKA Robotics apresentará a célula com robô cooperativo e a suíça Flybotix mostrará seus drones para inspeção.

A programação do evento contempla ainda a exibição de projetos desenvolvidos pelos grupos de Pesquisa e Inovação da AcelorMittal, ABB, Stäubli e Petrobras, bem como um espaço da SwissNex e Swiss Business Hub Brazil, que estarão presentes mostrando startups e formas de cooperação Suíça-Brasil.

Serviço:
Mostra de Robótica da EESC-USP
Dia 4 de outubro, a partir das 13h
Local: no térreo do prédio E1, área 1 da USP São Carlos.

Mais informações:
E-mail: crob@usp.br