EESC está com inscrições abertas para Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
19 de outubro de 2022
Compartilhe:

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) está com inscrições abertas. Há vagas para as áreas de Processamento de Sinais e Instrumentação; Sistemas Dinâmicos; Sistemas Elétricos de Potência; e Telecomunicações, com abrangência de diversas linhas de pesquisa. O prazo para interessados se cadastrarem online neste endereço termina no próximo dia 28 de outubro e representa uma excelente oportunidade para quem deseja turbinar seu currículo e a vida profissional com uma formação USP, universidade que lidera diversos rankings nacionais e internacionais relativos à qualidade de ensino e desenvolvimento de pesquisas na América Latina, e figurando na lista das melhores instituições de ensino do mundo. Candidatos(as) selecionados(as) no processo poderão concorrer a bolsas de estudo.

Criado em 1975 com o mestrado e ampliado para o doutorado a partir de 1997, o Programa de Pós-Graduação em Energia Elétrica da EESC já é uma referência para estudantes e profissionais que buscam a geração e troca de conhecimento, a promoção da ciência e a formação de recursos humanos com amplo domínio de seu campo de saber. Nesse período, aproximadamente 800 mestres e mais de 340 doutores já se formaram no programa, com centenas de trabalhos publicados em veículos de alto impacto científico, e que renderam diversas premiações relevantes no setor, como o Prêmio CAPES de Tese 2022 na área de Engenharia Elétrica, conquistado recentemente. Integrante do Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) desde 2004, o PPGEE é considerado um dos melhores da área, com nota máxima na avaliação da CAPES.

Para além dessa qualidade reconhecida, outro ponto que torna o PPGEE da EESC referência e concorrido é a localização da universidade, em São Carlos, no interior paulista. “Próxima da capital, São Carlos conta com universidades de ponta e importantes institutos de pesquisa, sendo reconhecida como a cidade brasileira com a maior média de doutores por habitantes do país. Também conhecida como a cidade da tecnologia, a região concentra um dos maiores parques de empresas de base tecnológica do país, o que permite ao estudante estar inserido em um grande ecossistema de inovação”, destaca o professor João Bosco Augusto London Junior, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Energia Elétrica da EESC-USP.

Estrutura ideal para o desenvolvimento de pesquisas

Para alcançar nota máxima na avaliação da Capes e conquistar espaço de destaque na área acadêmica, o Programa de Pós-Graduação está instalado no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC, que também atua em três cursos de graduação de grande reconhecimento: Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Energia e Automação e Engenharia da Computação, todos igualmente avaliados com cinco estrelas no Guia do Estudante e com grande concorrência no vestibular.

Ali, estudantes contam com corpo docente formado em centros de excelência e toda a infraestrutura necessária para a realização de atividades técnicas e de pesquisas em todas as suas áreas de atuação. São 22 laboratórios de pesquisa, com equipamentos de informática de última geração, além de outros oriundos de apoio institucional e de recursos das agências de fomento, bem como de parcerias com a iniciativa privada, o que, para o professor João Bosco, representa outro ponto de destaque.

“A captação de recursos, com projetos de pesquisas aprovados por agências de fomento e Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento junto às empresas do setor produtivo, contribui fortemente para o desenvolvimento dos trabalhos. Isso, sem deixar de citar o grande número de atividades de colaboração com grupos de pesquisa de outras instituições, inclusive internacionais, o que atrai pesquisadores estrangeiros que aqui proferem palestras, cursos de pós-graduação e estabelecem vínculos de colaboração acadêmica e científica com nossos professores e alunos”, ressalta.

Para ampliar os horizontes da pesquisa e da busca pelo conhecimento, os pós-graduandos também têm à disposição a Biblioteca da Escola de Engenharia, que faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi), com acesso ao acervo de outras 42 bibliotecas da universidade, 19 bibliotecas seccionais da UNICAMP, 28 bibliotecas da UNESP e outras conveniadas no Brasil e no exterior, além do Portal CAPES. A biblioteca ainda participa de consórcios de comutação bibliográfica, o que possibilita ao(à) usuário(a) obter cópias de documentos via internet em poucas horas e sem custos, na maioria das ocasiões. Complementam a infraestrutura de ensino do Programa salas para aulas e seminários, anfiteatro e apoio técnico-administrativo exclusivo dentro das instalações do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação, de modo que o(a) aluno(a) possa dedicar-se da melhor forma possível à sua linha de pesquisa e trabalho.

Em quatro áreas, diversas possibilidades de pesquisa

Um dos pontos fortes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da EESC é o seu modelo de gestão, que possibilita a articulação em quatro áreas de pesquisa e que cobrem grande parte do espectro do setor.

“Trabalhamos com foco estratégico na formação de recursos humanos, na produção e transferência de conhecimento e em ações de inserção nacional e internacional. Com base nessas estratégias, o PPGEE revisa obrigatoriamente as disciplinas oferecidas a cada três anos, o que reduz o problema de disciplinas obsoletas e deixa sempre atualizada o rol de cursos oferecidos”, destaca o coordenador do programa.

Por meio dessas quatro áreas de concentração - Processamento de Sinais e Instrumentação; Sistemas Dinâmicos; Sistemas Elétricos de Potência; e Telecomunicações – o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica disponibiliza aos interessados grande diversidade de linhas de trabalho. Todos os detalhes sobre as linhas de pesquisa de cada uma dessas áreas, com as demais informações sobre o PPGEE da EESC/USP podem ser encontrados neste link.

 


Veja também