PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

ENGENHARIA ELÉTRICA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM
ENGENHARIA ELÉTRICA

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da USP-São Carlos foi criado em 1975 com o Mestrado, estendeu-se ao Doutorado em 1997, o qual foi reconhecido pela CAPES em 2000 tendo sua primeira tese defendida nesse ano.

Ao longo de sua trajetória formou aproximadamente 770 mestres e mais de 300 doutores, com centenas de trabalhos publicados em veículos de alto impacto científico e destaque para o Premio CAPES de Tese 2008 – Engenharia IV, além de diversos prêmios em eventos científicos. A excelência dos trabalhos é reconhecida pela comunidade por meio da consolidação do conceito 07 na última avaliação da CAPES e sua participação no PROEX – Programa de Excelência Acadêmica.

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da EESC-USP tem por objetivo a geração de conhecimento, a promoção da ciência e a formação de recursos humanos com amplo domínio de seu campo de saber dentro das áreas de concentração: Processamento de Sinais e Instrumentação; Sistemas Dinâmicos; Sistemas Elétricos de Potência e Telecomunicações.

183

Alunos Matriculados

32

Orientadores

772

Títulos de Mestrado

338

Títulos de Doutorado

22

Laboratórios

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica possui 4 Áreas de Concentração com diversas linhas de pesquisa. Confira:

1

Processamento de Sinais e Instrumentação

A área de processamento de sinais e instrumentação está voltada principalmente à análise e processamento de imagens médicas, visão computacional, sensores, instrumentação eletrônica com foco para equipamentos médicos e instrumentação virtual e/ou microprocessada.

2

Sistemas Dinâmicos

A área de Sistemas de Dinâmicos concentra-se no estudo dos sistemas de controle aplicado em diversos setores produtivos,  na eletrônica de potência e acionamentos elétricos, automação inteligente de processos e sistemas, incluindo sistemas biológicos e seu modelamento.

3

Sistemas Elétricos de Potência

A área de concentração de sistemas elétricos de potência desenvolve estudos para o adequado planejamento dos sistemas elétricos de potência, para a otimização de sistemas estáticos de energia elétrica, para a operação e proteção digital de sistemas eletroenergéticos, além de estudos envolvendo alta tensão.

4

Telecomunicações

Em telecomunicações, o programa tem foco no desenvolvimento de dispositivos e componentes e no estudos de redes de comunicação.

ATENDIMENTO

2ª a 6ª feira: 8h às 17h

(16) 3373-9371

Avenida Trabalhador São-carlense, 400
CEP 13566-590 - São Carlos SP
Acesse o mapa