Cursos da EESC estão entre os mais concorridos da Fuvest 2023
22 de outubro de 2022

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), responsável pela prova de seleção para os cursos de graduação da USP, divulgou o número de inscritos para o próximo concurso vestibular: são 104.043 candidatos e 10.389 treineiros, totalizando 114.432 pessoas. Os treineiros são estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas que prestam a prova para testar seus conhecimentos.

Os números apresentam um aumento com relação ao vestibular do ano passado, quando houve um total de 110.775 inscritos, dos quais 101.372 eram candidatos e 9.403 eram treineiros.

Também foi divulgado o ranking de concorrência das carreiras para o vestibular 2023. Na relação de candidatos por vaga, a carreira de Medicina em São Paulo ficou em primeiro lugar, com índice 118, seguida de Medicina em Ribeirão Preto, com 95,9 candidatos por vaga, e Medicina em Bauru, com 78,3.

Quatro carreiras da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) estão na lista daquelas com maior relação candidato-vaga. São elas:
• Engenharia Aeronáutica,
• Engenharia Civil,
• Engenharia Mecatrônica, Mecânica e de Produção,
• Engenharia Elétrica e de Computação.

Em número de inscritos totais para as carreiras, Medicina em São Paulo lidera o ranking com 14.401 candidatos. Direito, que reúne os cursos em São Paulo e Ribeirão Preto, ficou em segundo lugar, com 8.195, seguido de Medicina em Ribeirão Preto, com 7.193 inscritos.

Confira abaixo a tabela com as 40 carreiras com maior relação candidatos por vaga. Para ver a relação completa, clique aqui.

Sobre a Fuvest 2023

Para o vestibular 2023, a USP vai oferecer 11.147 vagas, sendo 8.230 vagas oferecidas pela Fuvest: 4.961 serão de ampla concorrência e 2.173 vagas serão reservadas para candidatos EP e 1.096 para candidatos EP/PPI. As outras 2.917 vagas serão oferecidas pelo sistema que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A USP anunciou um novo sistema de ingresso que se chamará Enem-USP, onde os alunos serão convocados diretamente pela Fuvest a partir das notas obtidas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. O sistema vai substituir o ingresso anterior realizado via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), assim o candidato que utiliza o Enem deixa de depender do sistema e do calendário do Sisu, podendo fazer a matrícula juntamente com o ingressante pela Fuvest. Saiba mais neste link.

Para mais informações, acesse www.fuvest.br.

Fonte: Jornal da USP