Diretor da EESC é homenageado na Câmara Municipal de São Carlos
30 de novembro de 2022

O diretor da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP), professor Edson Cezar Wendland, recebeu o Prêmio Profissional Acadêmico do Ano, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de São Carlos, na última sexta-feira, dia 25.

Vereadora Neusa, vereador Marquinho Amaral, prof. Edson, vereador Rodson Magno do Carmo e Laíde Simões (UIPA). Foto: Michel Carneiro

O evento, que faz parte do Calendário Oficial da cidade, é realizado em parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC). O vídeo da sessão pode ser assistido neste link.

“Nós temos muito orgulho em podermos homenagear nossos profissionais que tanto contribuem para nossa cidade. Essa homenagem de 2021 era para ter acontecido no início deste ano, mas foi preciso adiar por conta da pandemia. Porém, isso possibilitou que fizéssemos uma comemoração em conjunto com os 50 anos da AEASC. Assim, hoje temos motivos dobrados para comemorar”, afirmou Agnaldo Spaziani, presidente da AEASC.

O diretor da EESC agradeceu, em sua fala, o legislativo e a AEASC, destacando que a láurea recebida foi feita, no entendimento dele, à Escola de Engenharia de São Carlos. O professor também revelou gratidão pelo acolhimento de sua família na cidade, já que o seu estado de origem é o Rio Grande do Sul.

“É uma grande honra receber essa homenagem da AEASC e da Câmara Municipal. Eu acredito que é um reconhecimento também ao trabalho que a Escola de Engenharia de São Carlos vem fazendo através do seu corpo docente e do seu corpo de servidores, e eu tenho a grata satisfação de receber essa homenagem em nome de todos eles. Esse reconhecimento é também a parceria entre a sociedade são-carlense e os departamentos da Escola de Engenharia da USP, que só traz benefícios a própria população”, declarou Wendland, que, em seu discurso, também fez uma correlação entre a política e o ensino, pontuando historicamente a implantação da USP e da EESC com a mobilização de políticos da época.

Prof. Edson Wendland, durante discurso na Câmara Municipal. Foto: Michel Carneiro

Também foram homenageados na mesma cerimônia o arquiteto e urbanista Caio Graco Hortenzi Vilela Braga (Profissional do Ano) e o engenheiro civil Luís Carlos Sabbatino (Profissional Homenageado do Ano).

A solenidade pública, realizada em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos profissionais em suas áreas de atuação ao município de São Carlos, foi presidida na Câmara Municipal pelo vereador Rodson Magno e contou com o também vereador Marquinho Amaral, como orador oficial. Também estiveram presentes, entre outras autoridades, o vice-prefeito municipal, Edson Ferraz.

Wendland possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Engenharia Civil pela Ruhr Universität Bochum, Alemanha (1995), pós-doutorado em Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) (2001) e em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Minnesota (2014). É professor titular e, atualmente,  diretor da EESC.

Com informações da Ex-Libris e da Assessoria de Comunicação da AEASC