Aluno congolês da EESC-USP passa da graduação direto para o doutorado no Canadá
07 de dezembro de 2022

Um grande exemplo de vida e superação. Isso resume a passagem de Henry Joel Segho Amani, estudante da República Democrática do Congo que concluiu em 2022 o curso de graduação em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da Universidade de São Paulo (USP).

Aprovado com nota dez no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Henry Amani ingressou neste segundo semestre diretamente no doutorado do Department of Mathematical and Industrial Engineering da Polytechinique, de Montreal (Canadá).

“Trata-se de uma enorme conquista do Henry. Por tudo que ele passou, trata-se de um exemplo de superação e vontade”, comemorou Walter Azzolini Júnior, tutor e orientador do TCC do aluno, e professor do Departamento de Engenharia Industrial da EESC-USP.

“Tenho grande orgulho de ter tido a oportunidade de orientá-lo. Henry foi um aluno com excelente desempenho na graduação e teve o seu trabalho de conclusão de curso com nota dez. Participou ativamente do meu projeto de pesquisa relacionado ao tema Planejamento de Instalações de Estaleiros”, destacou Azzolini. O pesquisador também pontuou o trabalho destacado do estudante no já concluído projeto de Iniciação Científica, aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), intitulado Scientific Initiation Project: Development and implementation of a computational procedure for changing Grid domain in software optimization planning of facilities in the layout of a shipyard.

Já o TCC de Henry Amani foi uma interface entre os dois estágios do algoritmo integrado de otimização do planejamento de instalações de estaleiros em que o professor Azzolini trabalha desde meados do ano de 2017, um projeto de pesquisa com resultados importantes no apoio ao processo de tomada de decisão do planejamento de instalações.

O professor relembrou o momento em que a Comissão de Organização do Curso Engenharia de Produção deliberou a ele a função de tutor acadêmico do estudante congolês: “Senti uma enorme responsabilidade no sentido de, além de apoiar a adaptação do aluno no ambiente acadêmico da EESC, ser capaz de apoiá-lo na superação de um trauma psicológico de tão elevado impacto na vida de um ser humano, principalmente por se tratar de um jovem estrangeiro, distante da família e vítima de tamanha brutalidade”.

O trauma a que Azzolini se refere foi uma agressão brutal sofrida por Henry Armani em julho de 2018, em Niterói/RJ, e que quase tirou a vida do jovem estudante africano. “Infelizmente, em muitos casos, dificuldades são geradas por seres humanos incapazes de ter respeito à diversidade e à convivência com as diferenças. Devemos sempre lembrar que há pessoas preocupadas e dispostas a ajudar e a romper preconceitos. E que esses jovens têm uma força e capacidade de superação muito maior. Henry é um exemplo a ser seguido por todos os jovens, independentemente das suas origens, religião e dificuldades que a vida muitas vezes nos reserva”, apontou o professor da EESC-USP.

Azzolini faz questão de destacar que sem o apoio incondicional de Casimiro Paschoal da Silva, técnico de rede de computador da Sessão Técnica de Informática (STI) da EESC e do comprometimento do aluno com o curso, além do trabalho de  tutoria, não haveria o enorme êxito conquistado ao longo da permanência de Henry Amani em São Carlos.

“O Henry é um jovem dedicado, educado e respeitoso. Ele também participou, como um trabalho voluntário, do Projeto Cultural  denominado Soul Jazz, coordenado pelo Casimiro, onde são desenvolvidas atividades artísticas como coral, banda musical, além de exposição fotográfica, sendo essas atividades desenvolvidas com a preocupação e compromisso de trazer a história da África para a comunidade da cidade de São Carlos. Essa convivência construiu experiências que foram e estão sendo um enorme aprendizado para mim como tutor, professor e ser humano. Desejo a ele no Canadá o mesmo sucesso que ele conquistou aqui, sendo inclusive o aluno de melhor desempenho do Programa de Estudantes Convênio de Graduação da USP São Carlos”, elogiou o professor.

Por Alexandre Milanetti,
para a Assessoria de Comunicação da EESC