Editora laboratório recebe originais em prosa de novos autores da comunidade USP
03 de maio de 2023

A Editora Laboratório Com-Arte, ligada ao curso de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, está recebendo textos originais em prosa de novos autores que pertencem à comunidade USP. As obras que receberem parecer favorável poderão ser publicadas em livros da Com-Arte, na Coleção Primeira Impressão, que publica livros inéditos de crônica, conto, novela ou romance de autores estreantes que pertençam à Universidade.

Podem participar alunos, professores e funcionários, que devem enviar até o dia 19 de maio um texto inédito, em formato Microsoft Word, nos gêneros crônica, conto, novela ou romance, em arquivo com até 200 páginas.

“Essa iniciativa dá continuidade ao trabalho realizado pelo professor José de Paula Ramos Júnior, que se aposentou em janeiro deste ano. Acreditamos que se trata de uma oportunidade de estimular a produção de novos talentos, a circular nos espaços da universidade”, destaca Jean Pierre Chauvin, professor da disciplina Critérios de Seleção: Prosa de Ficção no curso de Editoração.

Além do texto, os interessados devem providenciar uma carta de apresentação do autor, contendo seus dados pessoais e uma sinopse da obra, em até duas páginas. O material deve ser enviado no e-mail diegonobrega@usp.br.

No corpo do e-mail de inscrição deverá constar nome completo do autor, título e gênero da obra, instituição em que estuda ou trabalha, número de telefone para contato e endereço eletrônico.

Formatação

Serão avaliados apenas os dez primeiros originais inscritos, por ordem cronológica de recebimento. Eles serão submetidos à análise dos alunos de Editoração, e seus pareceres serão pautados segundo critérios da teoria e da crítica literária, ministrados na disciplina obrigatória do curso da ECA.

Cada autor pode enviar apenas um texto em Word (não serão aceitos arquivos em PDF ou outro programa), com o texto formatado no tipo Times New Roman, corpo 12, justificado, espaçamento de 1,50 cm entre as linhas, entrada de parágrafo de 1,25 cm, com margens superiores e inferiores de 2,50 cm, e margens esquerda e direita de 3 cm. Os originais não podem exceder a extensão de 200 páginas.

Durante o processo de seleção, todas as informações serão mantidas em sigilo e os autores escolhidos receberão um parecer editorial sobre a obra inscrita. Os arquivos que não estiverem no padrão estabelecido serão desclassificados.

Acompanhe as atividades da Com-Arte na página da editora e no Instagram. Para mais informações entre em contato pelo e-mail diegonobrega@usp.br.