Alunos do grupo SEMEAR da EESC visitam a Suécia após vencerem competição aeroespacial
22 de maio de 2023

Alunos do grupo extracurricular SEMEAR da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) estiveram na Suécia para conhecer de perto o rico ecossistema de inovação aeroespacial do país, com visitas às indústrias e universidades locais.

A viagem fez parte do prêmio conquistado pela equipe na 2ª Competição Aeroespacial SARC-BARINet, promovida pelo Centro Sueco de Pesquisa Aeroespacial e a Rede Brasileira de Pesquisa e Inovação Aeroespacial, realizado durante a Semana de Inovação Suécia-Brasil, realizada em Salvador (BA), no ano passado.

A competição teve como tema a detecção e combate a incêndios florestais e a equipe da EESC-USP venceu com o projeto ‘NoFire Squad’, que consiste no desenvolvimento conceitual, testado em simulador, de um enxame de nove quadricópteros autônomos que atuam de forma cooperativa para auxiliar no combate a incêndios florestais.

“A ideia é que os drones sejam lançados da aeronave militar brasileira, KC-390, em uma área próxima ao foco do incêndio. O swarm (enxame) é capaz de fazer uma busca pelo terreno, encontrar a região do fogo e iniciar uma estratégia para retardar a propagação das chamas”, explica Lucas Cavalcante, que integra a equipe vencedora, juntamente com os estudantes Guilherme Castro, Daniel Miguita, Matheus Martins, Guilherme Villela e Raul Ferreira.

Na Suécia, o grupo visitou as universidades Royal Institute of Technology (KTH) e Linköping Univeristy (LiU), a Saab, o Museu da Força Aérea sueca, além de participar de diversas atividades culturais.

“Do ponto de vista acadêmico e profissional, a viagem foi uma oportunidade ímpar para conhecermos polos de desenvolvimento científico e tecnológico diferentes dos que temos no Brasil, bem como para entendermos as possibilidades de projetos de colaboração entre nosso grupo e centros de desenvolvimento de pesquisa e tecnologia na Suécia”, destacou Lucas.

Neste ano, haverá uma nova edição da competição. A proposta é avançar ainda mais com a integração de profissionais e estudantes do Brasil e da Suécia, aumentar o número de equipes, estimular e motivar o compartilhamento de experiências.

Fonte de informações e fotos: Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro