EESC-USP é indicada para convênio estratégico com a Universidade de Strathclyde
19 de fevereiro de 2024

A missão PRINT, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, retornou recentemente de Glasgow, na Escócia, com ótimas notícias para a comunidade universitária.

“Temos o prazer em informar que a CCInt, nossa Comissão de Cooperação Internacional, foi recebida no último mês de janeiro pelo reitor da Universidade de Strathclyde, na Escócia, e que a EESC foi indicada para convênio estratégico com a instituição europeia”, relatou o professor Denis Vinicius Coury, integrante da missão, presidente da CCInt e professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da EESC.

Da dir. p/ esq.: David Campos-Gaona (professor da Universidade de Strathclyde), Sir Jim Mcdonald (professor e reitor da Universidade de Strathclyde), Denis Vinícius Coury (CCInt/EESC-USP), Olimpo Anaya-Lara (professor e coordenador da América Latina na Strathclyde) e Pedro Barbalho (aluno da EESC-USP, atualmente em doutorado sanduíche na Universidade de Strathclyde) - (Crédito: divulgação)

Segundo Coury, a instituição escocesa está investindo em parceiros estratégicos no mundo e a EESC-USP entra como uma das escolhidas na América Latina. “Foi indicado o potencial de uma parceria frutífera entre as duas universidades. É uma chance única de colaborar em áreas como engenharia, ciências, humanidades e negócios. A sinergia entre a oferta acadêmica abrangente e as pesquisas da USP e o foco da Strathclyde em pesquisa, inovação e envolvimento com a indústria, apresentam uma base sólida para uma parceria estratégica”, detalhou o professor do SEL.

Ele revelou ainda as seguintes áreas-chave onde houve concordância durante o encontro para atuação por meio do convênio: intercâmbio de estudantes (para promover enriquecimento cultural e acadêmico por meio da mobilidade estudantil); intercâmbio de funcionários (para compartilhar expertise e promover o desenvolvimento profissional); financiamento inicial (para apoiar novas equipes de pesquisa interinstitucionais); supervisão conjunta de doutorado (para aprimorar a produção de pesquisa por meio de supervisão colaborativa); cursos conjuntos e duplos diplomas (para oferecer experiências de aprendizado integradas); engajamento colaborativo com empresas (para alavancar nossas localizações em São Paulo e na Escócia com o intuito de interagir com empresas locais e internacionais).

“Essas iniciativas fortalecerão nossas capacidades acadêmicas e de pesquisa e ampliarão nossa presença global”, concluiu o presidente da CCInt.

Por Alexandre Milanetti, para a Assessoria de Comunicação EESC