Universidad de Buenos Aires e USP lançam edital conjunto para professores e pesquisadores
25 de junho de 2024

Até o dia 16 de agosto de 2024, estão abertas as inscrições para o Edital AUCANI nº 1934 - Programa de Mobilidade Científica UBA- USP, ação de colaboração estratégica entre USP e a Universidad de Buenos Aires (UBA).

O período de execução dos projetos será de outubro de 2024 a junho de 2025 e o edital é voltado aos docentes e doutorandos. Pela USP, os coordenadores de projetos em colaboração com a Universidad de Buenos Aires (UBA) deverão ser necessariamente docentes ativos do quadro permanente da Universidade (não temporário ou professor sênior). Pesquisadores de pós-doutorado não serão elegíveis para financiamento.

O objetivo do financiamento é dar continuidade às ações estratégicas de internacionalização do ambiente USP e incentivo às parcerias internacionais acadêmicas, a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) anuncia a abertura de edital para seleção de propostas ao Programa de Mobilidade Científica entre a Universidad de Buenos Aires e a USP, a fim de promover e fortalecer a cooperação acadêmica e científica entre ambas as instituições em áreas de interesse comum. No âmbito do convênio vigente entre a USP e a UBA, o programa é fruto da parceria estratégica desenvolvida entre as duas universidades, visando a estabelecer programas específicos de trabalho conjunto que permitam fortalecer a trajetória histórica de cooperação entre as instituições e aprofundar o compromisso mútuo, promovendo atividades conjuntas de ensino e pesquisa.

Objetivos específicos:

• Fortalecer a mobilidade de docentes e estudantes de doutorado de ambas as instituições, a fim de propiciar o intercâmbio e o enriquecimento acadêmico mútuo, ampliar as oportunidades de mobilidade e aprofundar as ações de cooperação existentes;
• Promover a colaboração entre docentes e estudantes de doutorado de ambos os países, propiciando a realização e publicação de trabalhos conjuntos e a internacionalização da produção científica das duas universidades.

O Edital do Programa de Mobilidade Científica UBA-USP prevê o financiamento de até 34 mil reais para cada projeto aprovado, sendo:

• 14 mil reais para o intercâmbio de Docente USP, de 10 a 15 dias;
• 20 mil reais para o intercâmbio de Doutorando USP, de 3 a 5 meses.

As bolsas de intercâmbio, provenientes do Programa Santander-USP de Mobilidade Internacional - AUCANI, cobrirão exclusivamente os custos da viagem e estadia, como passagem aérea, seguro viagem, hospedagem e alimentação.

Link para a parte pública do Sistema Mundus (Editais > Docentes > nº 1934).

Quaisquer dúvidas não solucionadas pela leitura do edital deverão ser encaminhadas ao Fale Conosco do Sistema Mundus (Assun > Editais de Pesquisa Conjunta para Docentes).