Docentes da EESC estão entre os pesquisadores de destaques na ciência mundial
01 de outubro de 2024
Compartilhe:

Oito professores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP estão na mais recente versão do banco de dados dos pesquisadores mais citados, o Updated science-wide author databases of standardized citation indicators.

O levantamento, publicado no mês passado pela Elsevier, está em sua sétima edição e possibilita a consulta do impacto das pesquisas dos cientistas mais influentes ao longo de toda sua carreira ou o impacto específico ao ano de 2023.

Confira os docentes que estão presentes nas relações:

 

A lista de 2023 traz, no total, 249 pesquisadores da USP, um aumento de cinco cientistas em relação ao ano de 2022. Já na categoria que mede o impacto ao longo da carreira, 232 pesquisadores são da USP, contra 211 em 2022.

Na lista do impacto total da carreira, que tem cerca de 217 mil pesquisadores, o Brasil participa com 1.077 cientistas, sendo 232 da USP, 82 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e 49 da Universidade Estadual Paulista (Unesp), mostrando que as instituições de ensino superior (IES) públicas do Estado de São Paulo contribuem com quase 34% na lista de pesquisadores brasileiros influentes no mundo. Já na lista do impacto específico de 2023, que tem aproximadamente 223 mil pesquisadores, o Brasil está presente com 1.340 pesquisadores, sendo 249 da USP, 96 da Unicamp e 72 da Unesp, com as IES públicas paulistas representando cerca de 31%.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP, Paulo Nussenzveig, “é uma satisfação ver um número expressivo de pesquisadores da USP aparecerem com destaque nesses levantamentos. Isso é um dos indicadores da pujança das nossas atividades de pesquisa e do seu alcance e repercussão internacional. Produzimos ciência na fronteira do conhecimento, com perspectiva global e importância reconhecida internacionalmente”. Nussenzveig, no entanto, faz um alerta a respeito da leitura dos rankings: “Ao mesmo tempo em que reconhecemos a relevância dessas listagens, é importante notar que, na própria divulgação, explica-se que indicadores bibliométricos não permitem avaliações absolutas, conforme explicitado na Dora , da qual a USP é signatária”, pondera.

Acesse aqui a lista completa, por área, dos pesquisadores da USP mais influentes no ano de 2023 e aqui a lista atualizada dos pesquisadores da USP mais influentes ao longo da carreira. 

A fonte para as definições métricas utilizadas pode ser consultada em: A standardized citation metrics author database annotated for scientific field | PLOS Biology.

 

Com informação do Jornal da USP e colaboração da Biblioteca da EESC

 


Veja também