Trabalho inovador em sensores para medição de vibrações é premiado em evento na Espanha
25 de outubro de 2024
Compartilhe:

A dedicação e o entusiasmo permanente pela inovação existentes no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (SEL-EESC-USP) mais uma vez foi traduzida em destaque e premiação, dessa vez em Barcelona, na Espanha, durante a nona edição da ALLSENSORS 2024, uma importante conferência internacional no cenário das inovações em dispositivos sensores e técnicas de medição, realizada entre os dias 26 e 30 de maio de 2024.

O evento reúne pesquisadores da academia e da indústria, além de profissionais, desenvolvedores de padrões, formuladores de políticas e investidores, com o objetivo de apresentar resultados recentes, fomentar a troca de ideias e facilitar o estabelecimento de novas parcerias e colaborações relacionadas à teoria, prática e aplicações de dispositivos sensores, bem como técnicas, aquisição e processamento de dados e sensores e redes de sensores com e sem fio.

O prêmio conquistado foi na categoria “Best Paper Award", concedido para Igor Nazareno Soares, aluno de doutorado do programa de pós-graduação do SEL da EESC, membro do Grupo de Alta Tensão e Medidas (GATM) do mesmo departamento e orientando do Prof Dr. Ruy. Alberto Corrêa Altafim, pelo trabalho "Investigation of Thermo-formed Piezoelectret Accelerometer under Different Electrodynamic Vibration Conditions", realizado em parceria com outros colaboradores.

“Nosso projeto é focado no desenvolvimento de um acelerômetro pioneiro baseado em piezoeletretos, materiais avançados com uma estrutura celular que aumenta significativamente o desempenho em comparação aos polímeros piezoelétricos tradicionais”, explica Soares.

Os acelerômetros são sensores essenciais e versáteis, utilizados em várias aplicações industriais. Eles desempenham um papel crucial no aprimoramento da segurança humana, melhorando o desempenho e impulsionando a inovação na tecnologia moderna.

“Uma vez que permite medições precisas de aceleração, inclinação e movimento, facilitando avanços em campos como biomecânica, monitoramento de saúde, segurança automotiva e eletrônicos de consumo, essa nova abordagem não apenas introduz uma tecnologia inédita para medição de vibrações, mas também abre caminho para aplicações promissoras nos setores industrial e biomédico, representando um avanço importante no desenvolvimento de sensores mais eficientes e versáteis”, ressalta Soares.

Para o aluno e pesquisador da EESC, é justamente essa contribuição inovadora, juntamente com o rigor científico do trabalho que fez com que ele fosse destacado e premiado durante o evento internacional.

“Esse reconhecimento é algo significativo e reafirma a relevância e a qualidade do trabalho. O prêmio valida nosso esforço e o constante suporte do meu orientador, professor Altafim, além de destacar a importância da pesquisa e inovação no campo dos sensores. Trata-se de um incentivo para continuar explorando novas fronteiras tecnológicas, trazendo visibilidade e reconhecimento no cenário internacional, além de reforçar o compromisso com a excelência e o avanço tecnológico”, conclui Soares.

Denis Dana, para a Assessoria de Comunicação da EESC


Veja também