Tese na área de estruturas é premiada no Congresso Brasileiro do Concreto
A tese Cisalhamento unidirecional e resistência à punção de lajes de concreto armado sem armadura transversal sob cargas concentradas”, de autoria de Alex Micael Dantas de Sousa, foi premiada pelo IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), no 65º Congresso Brasileiro do Concreto, maior evento relacionado ao concreto e suas aplicações na América Latina.
O trabalho teve orientação do professor Mounir Khalil El Debs, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP), e da professora Eva Lantsoght (TU Delft).
Sousa, que também é docente do curso de Engenharia Civil da Unesp, explica que “a pesquisa desenvolvida tratou de forma pioneira no Brasil sobre o desenvolvimento de formas simples, mas consistentes, de avaliar a resistência à das lajes em relação a mecanismos de ruptura mais frágeis, associados à força cortante e punção”.
Na prática, conforme explica o premiado, “a pesquisa tem um impacto muito importante na avaliação de estruturas existentes que estão atingindo o final da sua vida útil de projeto (cerca de 50 anos). Isto ocorre porque, com a atualização dos códigos normativos ao longo dos anos, estas pontes estão sendo solicitadas por veículos de projeto mais pesados, e as expressões que são utilizadas para prever a resistência das lajes se tornaram mais conservadores nos últimos anos. Em outras palavras, tem sido comum em outros países a preocupação em ter de se demonstrar que uma ponte construída décadas atrás pode suportar um carregamento maior utilizando uma resistência de cálculo menor.”
A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) através de bolsas (Processo nº 2018/21573-2 e processo nº 2021/13916-0) e projeto de auxílio regular (processo nº 2019/20092-3).