USP fica entre as 100 melhores universidades do mundo em quatro áreas do conhecimento
A USP é a universidade brasileira mais bem classificada em todas as 11 áreas do conhecimento avaliadas pelo THE World University Rankings by Subject 2026, divulgado no dia 20 de janeiro pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).
Em quatro áreas a USP ficou entre as 100 melhores universidades do mundo: Direito (52ª posição), Educação (61ª posição), Medicina e Saúde (81ª posição) e Artes e Humanidades (96ª posição).
As universidades americanas ocupam a 1ª posição em oito áreas, só perdendo a liderança nas áreas de Ciências da Computação e de Medicina e Saúde, para a Universidade de Oxford, e na área de Psicologia, para a Universidade de Cambridge. Liderando nas áreas de Artes e Humanidades, Negócios e Economia, e Ciências Sociais, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) foi a instituição que mais ocupou a 1ª posição.
O ranking emprega os mesmos 18 indicadores, utilizados na classificação mundial, adaptados para cada área de conhecimento, que pode abranger diversos cursos. A área Medicina e Saúde, por exemplo, inclui os cursos de medicina, odontologia, enfermagem e outros cursos relacionados à saúde.
Os indicadores são agrupados em cinco grandes pilares: ensino (ambiente de aprendizagem); ambiente de pesquisa (volume, renda e reputação); qualidade da pesquisa (força, excelência e influência da pesquisa); perspectiva internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e indústria (renda e patentes).
Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico da USP.