USP São Carlos oferece atividade de extensão: Engenharia nas escolas - levando a USP às escolas públicas
Projeto (AEX): Engenharia nas escolas: levando a USP às escolas públicas.
Os interessados têm até o dia 24 de março para se inscrever pelo sistema JupiterWeb.
Período de inscrição:
• Data inicial: 01/03/2025 00:00
• Data final: 24/03/2025 23:59
Período de seleção:
• Data inicial: 25/03/2025 00:00
• Data final: 26/03/2025 23:59
• Data de divulgação do resultado da seleção: 27/03/2025 00:00
• Prazo para o aluno USP aceitar a seleção (em dias): 3
Período para aceite do aluno pelo JupiterWeb:
• Data inicial: 27/03/2025 00:00
• Data final: 29/03/2025 23:59
Critérios de seleção:
Disponibilidade para participar de reuniões periódicas com o grupo de extensão e colaborar na execução das atividades em equipe. Disponibilidade para participar de visitas às escolas públicas, podendo ceder uma ou duas manhãs ao longo do semestre para essas atividades. Disposição para compartilhar suas vivências acadêmicas de forma didática e inspiradora, ajudando a despertar o interesse dos alunos pelo ensino superior. Disposição para desenvolver a habilidade de transmitir informações de forma clara e acessível, adaptando a linguagem ao público-alvo (alunos do ensino médio). O curso de graduação do(a) candidato(a) será considerado na seleção, buscando contemplar diferentes áreas da engenharia, garantindo que os estudantes visitados tenham contato com uma gama de possibilidades dentro da engenharia.
Descrição do Projeto:
A iniciativa Engenharia nas Escolas: Levando a USP às Escolas Públicas incentiva os estudantes de escolas públicas de ensino médio a buscarem a continuidade de suas educações, com foco no ensino superior público, mas não limitado a este. A interação ocorre por meio da apresentação de experimentos que exemplificam tópicos em ciências estudados no ensino médio, objetivando demonstrar como estes são estudados com maior profundidade na universidade e como são aplicáveis à vida real (em especial na engenharia). O intuito é esclarecer o papel da universidade pública e que os alunos considerem o ingresso à faculdade de maneira mais bem informada. Adicionalmente, esses alunos terão ciência de outros recursos e atividades ofertadas pela universidade ao público, ajudando a aproximação entre a USP e a sociedade de São Carlos.
O grupo organiza eventos pontuais em escolas públicas de ensino médio, usualmente interagindo com uma ou duas turmas de ensino médio em um dia, com duas a três horas dedicadas a cada turma. A primeira sessão do evento é a apresentação de experimentos que exemplificam tópicos em ciências estudados no ensino médio, objetivando demonstrar como estes são estudados com maior profundidade na universidade e como são aplicáveis à vida real (em especial na engenharia). Os experimentos são, usualmente, fornecidos por institutos da USP (tal como o CDCC) ou, majoritariamente, idealizados e montados pelos integrantes do grupo. Em seguida, os estudantes são separados em duas rodas de conversa, uma dedicada às estudantes que se identificam como mulheres e outra dedicada aos estudantes que se identifiquem como homens, para que os integrantes do grupo possam trabalhar com grupos menores para tirar dúvidas e trazer mais informações sobre suas vivências individuais na faculdade. Quanto à Educação de qualidade: O Engenharia nas Escolas incentiva os estudantes de escolas públicas a buscarem a continuidade de suas educações, com foco no ensino superior público, mas não limitado a este. Recursos para qualificação às formas de ingresso (ENEM, vestibular, Provão Paulista) são fornecidos aos estudantes. Quanto à Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Ao incentivar a integração entre as integrantes mulheres do grupo e as alunas por meio da roda de conversa, objetiva-se que estas vejam as semelhanças entre si e aquelas que escolheram ingressar na faculdade de engenharia (ou ciências exatas, de maneira geral). Sabe-se que há pouco incentivo para participação feminina nestas áreas de conhecimento tradicionalmente masculinas, especialmente dentro de segmentos menos informados da sociedade. A percepção de equidade de capacidade e intelecto independente de gênero é uma maneira de empoderar essas alunas a escolherem carreiras com base em seus próprios interesses, sem se prender ao que é dito feminino ou não. Quanto à Redução das desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles. A USP tem se dedicado a reduzir a desigualdade social de seus ingressantes, por meio de incentivos nas formas de ingresso a estudantes de escolas públicas. Contudo, essas ações não auxiliam aqueles com ainda menos informações sobre a universidade - alunos que não sabem que não há mensalidade na USP, ou como descobrir seu curso de interesse e onde ele é ofertado, ou que existem cursinhos populares dedicados a auxiliá-los nos estudos. O Engenharia nas Escolas, por meio de uma abordagem mais direta e mais interativa, pode atuar neste momento.