USP promove a palestra "A Inovação do Ensino começa aqui: Problema e Problematização"
No dia 16 de abril de 2025, às 14 horas, o Consórcio para a Excelência do Ensino de Graduação em Engenharias (CE²GE) da USP promove a palestra: A Inovação do Ensino começa aqui: Problema e Problematização. O encontro on-line será coordenado pela professora Aida Guerra, da Aalborg University na Dinamarca, especialista em metodologias de ensino de engenharia.
A proposta do evento é fomentar a co-construção de um painel de ensino voltado para a mudança e transformação educacional nas Engenharias.
O evento é gratuito e aberto ao público interessado e será transmitido pela plataforma Zoom. Os dados para acesso à reunião serão fornecidos após a confirmação da inscrição.
Para mais informações, acesse o formulário de inscrição.
Sobre o CE²GE
O Consórcio para a Excelência do Ensino de Graduação em Engenharias (CE²GE) visa promover a excelência acadêmica no ensino de graduação em engenharia na USP através de uma parceria entre as Comissões de Graduação (CGs) das Unidades: Escola de Engenharia de Lorena (EEL); Escola de Engenharia de São Carlos (EESC); Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ); Escola Politécnica (EP) e Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA).
O objetivo é o desenvolvimento de atividades acadêmicas inovadoras e integradas, que possibilitem a troca de experiências, o aprendizado e o diálogo entre as Unidades de Ensino, além de promover networking e desenvolvimento profissional.
Sobre a palestrante
Aida Guerra atua como vice-diretora do Aalborg Centre for PBL in Engineering Science and Sustainability pela UNESCO e possui doutorado em Educação em Engenharia e Ciências para o Desenvolvimento Sustentável e PBL. Sua pesquisa concentra-se na integração da sustentabilidade na educação em engenharia e no desenvolvimento profissional de docentes por meio de abordagens pedagógicas inovadoras.
O trabalho de Aida enfatiza a Aprendizagem Baseada em Problemas e Organizada por Projetos (PBL), o desenvolvimento curricular e o fortalecimento da autonomia dos estudantes para a sustentabilidade. Ela tem contribuído significativamente para os campos da educação para a sustentabilidade e da aprendizagem profissional, publicando inúmeros artigos e apresentando pesquisas em conferências internacionais.
Seus esforços visam capacitar tanto estudantes quanto educadores com as habilidades e conhecimentos necessários para enfrentar os desafios globais da sustentabilidade. Além disso, ela é membro ativo de diversas organizações internacionais e atualmente atua como co-presidente do Grupo de Interesse Especial em Sustentabilidade da Sociedade Europeia para Educação em Engenharia (SEFI).
Saiba mais sobre sua pesquisa clicando aqui.