Tese defendida na EESC recebe prêmio "Tese Destaque USP"
07 de junho de 2013

Rui Marcos Grombone de VasconcellosCom autoria do ex-aluno de doutorado Rui Marcos Grombone de Vasconcellos, o trabalho teve orientação do professor Flávio Donizeti Marques, do Departamento de Engenharia Aeronáutica da EESC, e foi defendida em agosto de 2012.

A pesquisa premiada trata de um assunto de grande relevância na Engenharia Aeronáutica, pois apresenta uma metodologia desenvolvida para a detecção e identificação de não linearidades em sistemas aeroelásticos, como folgas em superfícies de comando de aeronaves a partir de poucas medidas experimentais ou dados de voo.

O autor lembrou que problemas de folga em aeronaves são comuns e as vibrações causadas podem afetar o desempenho e a segurança. “A principal conclusão do trabalho foi a caracterização dos efeitos causados por folga em superfícies de comando e as técnicas propostas para identificá-los. Com isso, os resultados podem ajudar na solução de  problemas não lineares em aeroelasticidade quando um modelo matemático não está  disponível ou não é capaz de prever os fenômenos não lineares apresentados”, explicou Vasconcellos.

A tese foi premiada no critério “Grande Área – Engenharias”.  Os critérios de julgamento buscam identificar teses que apresentem uma contribuição de excelência na grande área das Engenharias, de acordo com alguns parâmetros, como: impacto do trabalho realizado, originalidade e inovação, desenvolvimento social e ético, rigor científico, qualidade da redação, entre outros.

Durante o trabalho de doutorado, Rui esteve por um ano na Virginia Polytechnic Institute and State University, no Department of Engineering Science and Mechanics, sob a supervisão do professor e co-orientador Muhammad R. Hajj, o que contribuiu muito para sua pesquisa.

“Acredito que, acima de tudo, a premiação é resultado de dedicação e da cooperação de pessoas especiais que aparecem em nossas vidas. Não posso deixar de agradecer meu orientador e meu co-orientador na Virginia Tech e também meu colega de trabalho no período Sanduíche, o qual costumo chamar de irmão, Dr. Abdessattar Abdelkefi”, declarou o pesquisador.

Tese defendida na EESC recebe prêmio Tese Destaque USPSegundo o professor Flávio Marques, essa cooperação entre as universidades rendeu ótimos frutos. “O doutorando teve contato com várias técnicas de análise de sistemas não lineares, que alavancaram enorme contribuição já publicada em três periódicos de alto impacto. Além dos experimentos realizados na Virginia Tech, o doutorando - de volta ao Brasil - desenvolveu experimentos mais avançados que garantiram uma investigação ampla do problema em questão”, contou Marques.

Para Rui, o significado de receber este prêmio é algo inexplicável. “É uma honra muito gigantesca saber que minha tese foi escolhida como a melhor na área de Engenharia, em uma das melhores universidades do país”, falou Vasconcellos.

O programa Tese Destaque USP tem como objetivo estimular atividades de pesquisa e premiou o aluno com R$ 15 mil e o orientador com R$ 10 mil, além de um diploma de premiação assinado pelo Reitor da USP a ser outorgado ao autor, orientador, co-orientador (es) e ao programa em que a Tese foi defendida.

A tese pode ser conferida no banco de teses e dissertações da Biblioteca Digital da USP, acessando este link.