EESC é a unidade da USP que recebeu o maior número de estudantes pelo PEC-G
21 de fevereiro de 2014

Escola de Engenharia de São Carlos da USPO programa, destinado aos cidadãos da América Latina, Caribe e África do Sul, é oferecido pelo governo brasileiro, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e as instituições de ensino superior do país.

Segundo dados da Vice-Reitoria de Relações Internacionais da USP, além da EESC, a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) recebeu dois alunos, estando os demais distribuídos um para cada unidade: Escola de Comunicação e Artes (ECA), Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA), Faculdade de Odontologia (FO), Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB), Instituto de Biociências (IB), Instituto de Psicologia (IP) e Instituto de Relações Internacionais (IRI).

Pelo programa, entre 300 e 500 estudantes estrangeiros dos países conveniados são beneficiados a cada ano com o acesso facilitado e vagas gratuitas em cursos de graduação nas instituições brasileiras.

O estudante Emilio Alejandro Fonseca Gomez, de 19 anos, de Honduras, na América Central, escolheu o curso de Engenharia Civil e justificou: “É uma ótima faculdade com uma reputação enorme no mundo. Quando conquistei a oportunidade, não tive dúvidas em aceitar”.

Sobre a adaptação à Instituição, Gomez disse que tem sido positiva, pois as pessoas são amigáveis e os professores receptívos. “A EESC tem um grande conceito de ensino e eu gostei bastante disso”, afirmou.

Já o equatoriano, Luis Esteban Cueva Ayala, de 18 anos, comentou que os brasileiros são muito acolhedores e que preferiu, entre as opções, cursar Engenharia Aeronáutica, “Considero a USP a melhor universidade ibero-americana e que irá me proporcionar um nível alto de conhecimento. Estou gostando bastante da Escola. Há muita gente de outros países, o que torna possível conhecer também outras culturas e ideias”, falou.

Os outros estudantes que estão na Unidade são: Artur Cinco Reis Quintas, de Angola, do curso de Engenharia Elétrica – Ênfase em Eletrônica; Otokoni Timothy, da Nigéria, do curso de Engenharia Mecânica, e Paula Alejandra Lara Romero, da Colômbia, do curso de Engenharia Ambiental.

Os interessados em participar do programa devem procurar as embaixadas brasileiras para informar-se sobre o processo de seleção e a documentação exigida. Cada estudante inscrito no PEC-G concorre a uma vaga com os candidatos de outros países participantes dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições credenciadas.

Por Keite Marques, da Assessoria de Comunicação da EESC