Semana da Engenharia Civil promoveu eventos diversificados
05 de setembro de 2014

Organizado pelos alunos do curso de Engenharia Civil da EESC, o evento recebeu inscrições de 285 participantes de diversas instituições como Engecorps Engenharia S.A., Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Universidade Camilo Castelo Branco (Unicastelo), Centro Universitário Central Paulista (Unicep), Escola Técnica "Joaquim Ferreira do Amaral" (ETEC) de Jaú, Universidade de Cambridge (Inglaterra) e das outras unidades do campus da USP em São Carlos.

Com o objetivo de oferecer atividades na área de engenharia e a integração entre público e profissionais convidados, foi preparada uma programação diversificada. De acordo com Renan da Costa Cypriano, integrante da organização, a XIII SEC contou com uma composição mais significativa, tanto em número de colaboradores, quanto nas atividades realizadas.

eesc semana engenahria civil 03 edited siteO coordenador da Semana, professor Antônio Alves Dias, do Departamento de Engenharia de Estruturas da EESC, ressaltou que o encontro é um importante espaço para difusão de conhecimentos relacionados à profissão por meio de palestras envolvendo o setor produtivo, visitas técnicas, cursos de curta duração e outras atividades. “O evento permite aos alunos ampliar o conhecimento da aplicação prática da sua profissão e ter um contato profícuo com profissionais de diversas áreas da engenharia civil, promovendo uma visão complementar à obtida no ambiente acadêmico”, afirmou.

Entre as palestras oferecidas, destacou-se a apresentação O empreendedorismo como opção de carreira na graduação de Engenharia no Brasil proferida pelo ex-estudante da USP, Thomaz Cortes, que atualmente mora em Boston, cursa MBA no Massachussets Institute of Technology (MIT) e é chefe de desenvolvimento da empresa Launch Summer Program, uma startup formada por ex-alunos de Harvard e do MIT, bem como por consultores que buscam fomentar e estruturar o desenvolvimento de startups de alunos do ensino médio.

eesc semana engenahria civil 07 edited siteO palestrante apresentou sua trajetória profissional desmistificando o empreendedorismo com exemplos práticos por meio da experiência no MIT, de forma a mostrar aos futuros engenheiros a possibilidade de atuação em iniciativas empreendedoras, utilizando métodos provados e estruturados profissionalmente.

Buscando ampliar os limites do evento, a organização também elaborou uma atividade para alunos do ensino médio: a USP de portas abertas. Cerca de 60 alunos das escolas estaduais de São Carlos – Conde do Pinhal, Dr. Álvaro Guião e Prof. Sebastião de Oliveira Rocha –, participaram da visita que teve o propósito de aproximá-los do ambiente universitário e, principalmente, das oportunidades que ele oferece.

Os visitantes conheceram os laboratórios de pesquisa dos departamentos de Hidráulica e Saneamento, Geotecnia, Engenharia de Estruturas e Engenharia de Transportes, e foram orientados por professores, técnicos, mestrandos e doutorandos sobre suas atuações na engenharia civil. “A visita é de extrema importância no incentivo aos alunos da rede pública a procurarem um ensino superior de qualidade, já que por muitas vezes falta informação em suas escolas, e os alunos não percebem as oportunidades que deixam de aproveitar”, afirmou Cypriano.

A Semana promoveu também a Quinta Musical com a participação de oito artistas da Escola, entre alunos, ex-alunos e professores. O evento contou com a presença de cerca de 130 pessoas, foi realizado em parceria com o Centro Cultural da USP e o Grupo Coordenador de Atividades de Cultura e Extensão (GECACEX) e arrecadou doações de alimentos não perecíveis para instituições de caridade locais. “A atividade foi um estímulo cultural para os músicos apresentarem seus trabalhos e para a comunidade universitária apreciá-los”, afirmou o organizador.

eesc semana engenahria civil 24 edited site

Na parte acadêmica, foram oferecidos diversos minicursos como o de exemplificação do fluxo de trabalho BIM (Modelagem de Informação da Construção) para engenheiros calculistas e projetistas utilizando as ferramentas Scia Engineer e Allplan Engineering. Também ocorreram as visitas técnicas ao Condomínio Damha Golf em São Carlos, AutoVias em Ribeirão Preto e Camargo Corporate Towers em São Paulo.

Segundo Cypriano, as viagens técnicas, minicursos e a Quinta Musical foram os eventos mais elogiados pelo público, repercutindo em um ‘feedback’ positivo aos organizadores, que já planejam novas metas para a próxima edição. “Na próxima SEC a organização deseja elaborar um conteúdo que possa se estender tanto alunos da engenharia da civil quanto os demais alunos do campus”, comentou.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

{gallery cols=4}/noticias/2014/semana_da_engenharia_civil/galeria{/gallery}