Comemorando o dia do professor, docente da EESC lançou a obra “A Arte de Ensinar”
17 de outubro de 2014

Cintra atua na linha de pesquisa Engenharia de Fundações, com destaque para o tema Fundações em Solos Colapsíveis, e teve em sua carreira até o momento 31 orientações concluídas de mestrado e doutorado, uma centena de publicações em anais de congressos e em periódicos nacionais e internacionais, além da autoria de vários livros.

eesc lancamento DVD professor cintra 17 siteEstiveram presentes no evento alunos, ex-alunos, docentes e funcionários da Escola que além de conhecerem e adquirirem a obra, também puderam apreciar apresentações musicais dos artistas convidados: Fred Siqueira Cavalcante no saxofone, Johnny Soares de Carvalho e Paula Crnckovic no piano, Thiago Santos no violino e Júlio Franco no violão instrumental.

O professor Carlos Goldenberg, do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da EESC, foi um dos participantes no evento e comentou sobre a temática do DVD e a admiração pelo trabalho de seu colega. “A carreira do professor só tem sentindo se o aluno repassar adiante seus ensinamentos, superando o aprendizado. Para tanto necessita de vocação e determinação para se adequar sempre aos ambientes de sala de aula, assim como Cintra desempenhou em toda a carreira”, destacou.

eesc lancamento DVD professor cintra 40 siteHá 22 anos Cintra oferece uma disciplina sobre Ensinar a Ensinar para alunos de pós-graduação, na qual fornece ferramentas para as apresentações orais públicas e para a docência universitária. A palestra que compõe o DVD foi apresentada e gravada no dia 28 de agosto de 2014, durante o XXVII Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM), ocorrido no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. O lançamento do registro recebeu o apoio da EESC, do ICMC e do Instituto de Química de São Carlos (IQSC).

Com uma hora de duração, a apresentação define a arte ensinar como uma habilidade e um prazer em transferir conhecimento às outras pessoas. “O aluno precisa conhecer e diferenciar as habilidades. O saber fazer alguma ação é a primeira habilidade, ensinar o que se sabe é a segunda e saber ensinar outra pessoa a ensinar é uma terceira habilidade”, explicou Cintra.

A psicóloga Eloisa Gonçalves Ferreira, ao realizar pós-graduação na Universidade Federal de São Carlos (USFCar), cursou a disciplina  e comentou que antes de participar das aulas de Cintra não pensava seguir a carreira acadêmica como docente, mas que se surpreendeu logo com o primeiro encontro e estuda as possibilidades de iniciar a atuação na área.

“Ele quebra muitos padrões e tenta passar uma nova abordagem de não apenas ensinar, mas também de se relacionar com os alunos ou com o público em apresentações. Há muitas atividades práticas que utilizam técnicas e intervenções que ajudam a estimular o repertório interpessoal dos alunos no sentido de se relacionar, se pôr e falar em público”, ressaltou Eloisa.

O professor ainda destacou que para ensinar é preciso que o mestre descubra o gosto pela prática e transforme o conhecimento em algo mais interessante ao aluno. “O objetivo não é que o aluno aprenda todo o conteúdo em sala de aula, mas que através de uma aula mais atrativa e motivacional, goste do assunto e aprenda mais sobre. O conceito do aprendizado é: gostei e entendi, estudei e aprendi”, explica Cintra.

eesc lancamento DVD professor cintra 12 siteO DVD A Arte de Ensinar é a quarta obra de Cintra nessa temática. Foram publicados anteriormente os trabalhos Vencendo a Timidez e o Medo de Falar em Público, Reinventando a Aula Expositiva, Como Preparar e Apresentar Seminários e Palestras com Data Show, além de artigos relacionados aos temas. O docente ainda destaca que mais uma peça está sendo produzida e em breve será lançada, com título Geração X e Y.

O professor já percorreu diversas cidades e estados do Brasil para realizar palestras e fazer o lançamento das obras e pretende, após encerrar a carreira, se dedicar mais a esta atividade.

36 anos de carreira

No dia 1 de outubro Cintra proferiu sua última aula na EESC para os alunos de graduação, continuando apenas a orientação de um pós-graduando a partir de então. Durante as quase quatro décadas de carreira como professor da Escola, lecionou para aproximadamente 900 alunos de pós-graduação na disciplina Ensinar a Ensinar e na graduação foram em torno de 2.3 mil alunos formados.

O professor destacou com orgulho a carreira construída na USP e relembrou o início das atividades como monitor do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO), que fez despertar o prazer de ensinar e cada vez mais aperfeiçoar técnicas e conceitos para aulas diferenciadas.

“Com certeza o meu maior orgulho como docente foi formar e preparar meus alunos para a carreira acadêmica e profissional. Vê-los hoje desempenhando suas aptidões com sucesso me enche de satisfação”, afirmou Cintra.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC

Fotos: Keite Marques