Professores da EESC têm destaque em eventos da FAPESP
24 de novembro de 2014
eesc fapesp week denis coury
Professor Coury (à esquerda) e representantes da FAPESP. Foto: Acervo pessoal.

O simpósio FAPESP Week ocorreu de 15 a 17 de outubro no Museu Deutsches, em Munique, na Alemanha, e teve como objetivo conectar e criar oportunidades para pesquisadores do Estado Livre da Baviera, daquele país, e do Estado de São Paulo, no Brasil, para promoverem colaboração em áreas do conhecimento relevantes para ambas as nações.

A reunião científica contou com sessões nas áreas de biotecnologia, nanotecnologia, meio ambiente e energia, da qual Coury participou como ‘cochair’ (coorganizador). Na oportunidade, dedicou grande parte da apresentação para enfatizar os programas de pós-graduação da EESC.

“A USP possui grande estrutura acadêmica e nesse evento tive a oportunidade de destacar a EESC do ponto de vista de produção expressiva de trabalhos, da excelente avaliação dos programas de pós-graduação e da formação de mão de obra qualificada”, afirmou Coury.

Posteriormente, o docente expôs sua pesquisa na área de smart grip (redes inteligentes), que realiza em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal do ABC. O trabalho é uma linha de estudos atualmente apontada como uma tendência de reformulação para sistemas elétricos – geração, transmissão e distribuição de energia –, fazendo uso de técnicas inteligentes associadas à telecomunicação para melhorar de maneira expressiva o desempenho do serviço. “Nas três etapas teríamos melhorias no fornecimento e na qualidade da energia, com menos interrupções, além disso, a longo prazo, os benefícios iriam amortizar os investimentos”, explicou Coury.

Antes do início do evento os participantes tiveram a chance de visitar algumas instituições de ensino superior em Munique, o que proporcionou conhecimento e entrosamento com os pesquisadores da Alemanha e interesse multidisciplinar em parcerias. “Os pesquisadores puderam trocar experiências de pesquisa, mesmo em diferentes áreas do conhecimento, e acredito que surgirão convites de visita ao Brasil e interesse de parceria”, ressaltou o professor.

Coury ainda destacou que o evento foi prestigiado por importantes representantes da FAPESP, como seu presidente, Celso Lafer, e o professor Carlos Henrique de Brito Cruz, ex-presidente e atual diretor científico, que cumprimentaram o docente sobre sua participação e a destacada abrangência da EESC em pesquisas.

Frontiers of Engineering

O evento, também promovido pela FAPESP, ocorreu de 5 a 8 de novembro na cidade de Jarinu, região de Campinas, e contou com a organização dos professores Oscar Rodriguez e Denis Coury em duas sessões temáticas, em parceria de pesquisadores da Royal Academy of Engineering (RAE), da Inglaterra.

É primeira vez que esse evento foi realizado em parceria entre Brasil e Inglaterra, sendo projetado de modo a permitir que os participantes conheçam os melhores pesquisadores, não apenas de outros campos, mas de continentes diferentes para desenvolverem uma perspectiva multidisciplinar em engenharia e ajudar a estabelecerem redes multinacionais de colaboração e troca de ideias.

O simpósio binacional e multidisciplinar foi dividido em quatro sessões consideradas estratégicas com dois organizadores, um indicado pela FAPESP e outro indicado pela RAE. À frente da sessão Smart da RAE Grids esteve Coury e da Oil and Gas esteve Rodriguez, além disso, o evento contou com outras duas sessões: Big Data in Health Care e Bioremediation.

O objetivo da série de apresentações temáticas foi colocar em contato pesquisadores e profissionais de variadas áreas da engenharia – de universidades, institutos de pesquisa e da indústria – para facilitar a troca interdisciplinar de experiências e promover a transferência de conhecimento, de novas técnicas e de abordagens entre diferentes campos de atuação, a fim de, em última instância, construir uma capacidade sustentável de inovação internacional.

“O evento contribuiu para os esforços de internacionalização de universidades públicas brasileiras, em destaque a USP. A FAPESP, assim como outras instituições de fomento à pesquisa, busca projetar a qualidade do ensino superior do país para o exterior”, afirmou Rodriguez.

O docente destacou também que outra diretriz do encontro foi convidar jovens cientistas, entre 30 e 45 anos, para apresentarem suas relevantes pesquisas nas grandes áreas abordadas, com a proposta de usar uma linguagem menos técnica e mais simplificada, permitindo uma fácil compreensão do público presente.

A expectativa é que o evento tenha uma nova edição em dois anos, na Inglaterra, com os mesmos participantes, para dar continuidade às apresentações dessa primeira fase. “A FAPESP tem o propósito de incitar a interação dos pesquisadores e, em uma nova oportunidade, apresentar e avaliar a intenção de projetos em comum”, comentou Rodriguez.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC