EESC recepciona calouros estrangeiros matriculados para o segundo semestre
07 de agosto de 2015

eesc recepcao calouros estrangeiros 03 site

Os novos estudantes vieram de diversos países, sendo quatro da Alemanha, um do Canadá, três do Chile, 17 da Colômbia, quatro da Espanha, quatro da França, um da Itália, 10 do México, um do Peru, dois de Portugal e três da República Dominicana.

O intercâmbio se deve a convênios internacionais celebrados pela USP e a EESC com instituições credenciadas da América Latina e Europa – entre quais estão a Universidad Industrial de Santander da Colômbia, o Instituto Politécnico Nacional do México, a Universitat Politècnica de València da Espanha e a Universidade da Beira Interior de Portugal – para períodos de um a dois semestres, conforme o interesse e a disponibilidade de vagas para prorrogação.

O curso de Engenharia Aeronáutica foi o mais optado pelos calouros estrangeiros que iniciam o intercâmbio de graduação no segundo semestre, com o total de 13 matrículas, seguido dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, com 11 novos alunos em cada. Os outros cursos escolhidos foram Engenharia Mecânica, Mecatrônica e Ambiental.

A aluna da Universidad Carlos III de Madrid da Espanha, Leyre Cabrera Blanco, e o aluno do Instituto Politécnico Nacional do México, Víctor José Cisneros Moreno, estão entre os que irão cursar as disciplinas de Engenharia Aeronáutica. Para eles, a escolha pela USP foi prioritária por concluírem através de pesquisas que é a melhor universidade latino-americana, e a preferência pela EESC pela excelência do ensino.

O primeiro contato com os alunos e os professores brasileiros foi aprovado e elogiado pelos intercambistas. “As aulas são boas e organizadas, é fácil planejar quais disciplinas irei optar e a ordem que irei cursá-las. Os professores também são atenciosos”, comentou Moreno. “Os alunos são muito próximos estão sempre dispostos a ajudar, além disso, são muito animados. É diferente a forma de tratamento, estou gostando muito dessa experiência”, destacou Leyre.

eesc recepcao calouros estrangeiros 02 site

O evento de boas-vindas contou com a participação do presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da EESC, Denis Vinicius Coury, que apresentou o vídeo institucional da universidade e suas unidades, destacando a infraestrutura acadêmica da EESC, além de informações sobre a cidade de São Carlos. Na ocasião, esteve presente o assessor administrativo Marcelo Areias Trindade, em representação ao diretor da Escola, Paulo Sergio Varoto.

Em seguida, o secretário da CCInt, Bruno Sevciuc, detalhou os processos de matrícula, prazos, documentos necessários que os estrangeiros podem solicitar e também como proceder para pesquisar sobre a disponibilidade de disciplinas no sistema on-line de graduação, o Júpiter Web. Ele também falou dos serviços prestados pela Comissão a respeito de convênios e contratos com instituições acadêmicas internacionais.

A educadora ambiental da Comissão de Sustentabilidade da EESC, Patricia Cristina Silva Leme, também conversou com os calouros sobre práticas e atividades ambientais e de sustentabilidade promovidas na Escola e no Campus a fim de conscientizá-los, já no início do intercâmbio, sobre a redução do desperdício de alimentos e do descarte de resíduos sólidos. Como primeiro incentivo à colaboração, distribuiu uma caneca durável a cada calouro estrangeiro.

Por fim, os alunos que participam do programa de voluntariado USP iFriends, criado pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional, apresentaram-se um a um e colocaram-se à disposição dos estrangeiros em casos de dúvidas ou ajuda, e também os convidaram para participarem da programação de festas e passeios turísticos prevista para o segundo semestre.

Após o encerramento das apresentações foi oferecido um coffee break, o que agradou muito os intercambistas, pois propiciou um momento de integração e bate-papo sobre as diferentes culturas, comportamentos e costumes de cada país.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESCFotos: Keite Marques

eesc recepcao calouros estrangeiros 01 site