Curso de atualização das normas ISO 9001 e ISO 14001 recebeu interessados da região
27 de abril de 2016
Compartilhe:

eesc curso atualização iso 00 site

 

As normas foram atualizadas no final de 2015 pela Organização Internacional de Padronização (ISO, sigla em inglês) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A adequação às novas regras é importante para as empresas que pretendem se certificar pela primeira vez, sendo obrigatório que projetem e implementem seus sistemas de gestão atendendo essas normativas. Para as empresas já certificadas, os documentos antigos continuam válidos, porém até 2018 todos os certificados deverão estar em acordo com as referências atualizadas.

 

O curso realizado no dia 15 de abril foi ministrado pelo professor do SEP Mateus Cecilio Gerolamo, além do especialista Guilherme Luis Lima Alves e das mestrandas Camila dos Santos Ferreira e Camila Fabrício Poltronieri. No total participaram 27 pessoas entre alunos de graduação, pós-graduação, professores, servidores da USP e funcionários de empresas. 

eesc curso atualização iso 07 siteO docente afirmou que o curso foi muito bem avaliado pelos participantes, destacando o 'feedback' enviado por um deles. “Parabenizo a todos pela iniciativa de realizar um curso importante como este logo após a atualização das normas”, citou Gerolamo.

 

O evento contou ainda com a liderança e o apoio do chefe do SEP, Luiz César Ribeiro Carpinetti, e do também professor do Departamento, Aldo Roberto Ometto. De acordo com Carpinetti, o curso vai ao encontro de várias iniciativas de cursos de extensão já oferecidos por professores do SEP. “É importante oferecer eventos com esse formato para fortalecer o relacionamento entre a Universidade, comunidade e empresas da região. Além disso, servidores da USP também participaram e foram beneficiados”, salientou.

 

Todos os participantes do curso receberão uma cópia do livro "Gestão da Qualidade ISO 9001: 2015 – Requisitos e Integração com a ISO 14001: 2015", de autoria dos professores Carpinetti e Gerolamo, que tem previsão de lançamento em maio deste ano pela Editora Atlas-GEN.

 

Integrantes da comunidade da USP que tiverem interesse pelas novas normas podem acessar o conteúdo por meio deste link. Para demais informações podem entrar em contato pelo e-mail gerolamo@sc.usp.br.

Por Assessoria de Comunicação da EESC

Foto: Mateus Gerolamo e Keite Marques

 

{gallery cols=4}/noticias/2016/iso_9001_14001/galeria{/gallery}


Veja também