No ringue com os robôs: grupo da USP São Carlos está pronto para o combate
07 de julho de 2016
Compartilhe: Warthog Robotics, grupo de pesquisa e extensão em robótica da USP, em São Carlos, está participando da 12ª edição do Winter Challenge, uma das maiores competições de combate de robôs da América Latina. Promovida pela empresa RoboCore, a iniciativa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da robótica no país e acontece de 7 a 10 de julho no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP).

&source=Escola%20de%20Engenharia%20de%20S%C3%A3o%20Carlos" id="linkedin-share-btt" rel="nofollow" target="_blank" class="linkedin-share-button"> Warthog Robotics, grupo de pesquisa e extensão em robótica da USP, em São Carlos, está participando da 12ª edição do Winter Challenge, uma das maiores competições de combate de robôs da América Latina. Promovida pela empresa RoboCore, a iniciativa tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da robótica no país e acontece de 7 a 10 de julho no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul (SP).

+https%3A%2F%2Feesc.usp.br%2Fnoticias%2Fposts_s.php?guid=no-ringue-com-os-robos-grupo-da-usp-sao-carlos-esta-pronto-para-o-combate" target="_blank">

eesc robocore 2016 siteDurante cada combate, a meta é, literalmente, destruir o adversário, e a equipe que perder duas lutas é eliminada. O Warthog vai competir em três categorias: na Beetleweight (até 1,36kg); Hobbyweight (até 5,44kg) e na Featherweight (até 13,6kg). Segundo Adam Moreira, doutorando do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e membro do grupo, a expectativa é conquistar um lugar no pódio pelo menos nas duas últimas categorias.

Sobre o Warthog Robotics - Vinculado ao ICMC e à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), o Warthog é considerado um dos maiores grupos de competição em robótica no Brasil quando o assunto é futebol e combate de robôs. Criado em 2010, o Warthog é resultado da união de dois grupos de desenvolvimento de futebol de robôs da USP, o USPDroids e o GEAR. No mesmo ano de criação da equipe, o Warthog conquistou o primeiro lugar na categoria 2D e o segundo lugar na categoria Very Small Size na Competição Brasileira de Robótica (CBR). Já em 2011, pela mesma competição, o grupo conquistou o primeiro lugar nas categorias Very Small Size e 3D, também ficando em segundo lugar na categoria 2D. Atualmente, é considerada a maior equipe de extensão do campus da USP em São Carlos.

Clique aqui e confira um vídeo sobre a competição.

Por Henrique Fontes da Assessoria de Comunicação do ICMC

informaçãoAssessoria de Comunicação do ICMC