Grupo de Engenharia Integrada realizou o "II Workshop de Especialistas em Desenvolvimento de Produto e Inovação"
O primeiro dia do WeDPI foi realizado no Auditório Sérgio Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP e contemplou a apresentação dos conceitos de PSS, bem como 'cases' de sucesso das empresas B.blend, Volto Go (Dinamarca), Bike Sampa e Dev Tecnologia, que aplicaram o sistema em seus negócios. Encerrando o dia, foram realizadas duas palestras: a pesquisadora da Universidade de Cambridge, Miying Yang, falou sobre a motivação, os desafios e casos de PSS na China, e a pesquisadora da Universidade Técnica da Dinamarca, Daniela Pigosso, sobre aplicações na Europa.
O segundo dia do encontro foi reservado para a realização do Mão na Prática, uma atividade que consiste em dinâmicas de grupo e aconteceu nas dependências do Núcleo de Manufatura Avançada (NUMA) do Departamento de Engenharia de Produção (SEP) da EESC. Foram realizadas duas dinâmicas: na primeira, Miying apresentou a ferramenta Social Value Analysis Tool (SVAT), desenvolvida em Cambridge, que auxilia na definição de valor e na identificação de novas oportunidades de negócio para gerar valor na proposta de um novo PSS. A dinâmica foi baseada em um caso real, trazido pela empresa Atos e apresentado por Juvenal Pizzato. A segunda interação, realizada pelo doutorando da EESC, Caio Marques, auxiliou os participantes a criarem um plano para o desenvolvimento de um novo PSS a partir de uma proposta de valor já definida.
O supervisor de sustentabilidade corporativa da Embraer e gerente do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, André Luiz Tachard, comentou que o evento é uma oportunidade para se integrar aos estudos e resultados do tema. “No primeiro dia tivemos algumas palestras muito interessantes, exposição do estado da arte na Europa, alguns casos reais nas indústrias brasileiras, quebrando um pouquinho o conceito de PSS exclusivo, mas fazendo um raciocínio geral desse tema. E hoje , um trabalho mais mão na massa, mais prático, também muito interativo e que chamou a atenção de todos. Bem produtivo, bem bacana”.
Em ambos os dias os participantes puderam aprender novos conceitos e tiveram a oportunidade de conhecer ferramentas para auxiliar em seu negócio e, possivelmente, implementar um Sistema Produto-Serviço. O workshop também foi uma boa oportunidade para criar networking e trocar experiências sobre práticas entre as empresas e a academia.
Segundo o fundador e CEO da CBPAK, Claudio Rocha Bastos, sua empresa pratica a economia circular e se preocupa constantemente com consumo consciente e descarte apropriado. “Nessa cadeia de valor nós estamos muito bem inseridos. Quando você vem para um seminário que convida as pessoas a pensarem como nós pensamos, explicando de uma forma muito clara, com didática, a dinâmica feita é muito bacana. Você pensa no que falta, no que pode fazer, dentro do conceito de valor. Eu estou aqui maravilhado, porque eu sou um caso real disso”.
Estiveram à frente na organização do encontro os professores do SEP Henrique Rozenfeld, Daniel Capaldo Amaral, Janaina Mascarenhas Hornos da Costa e Aldo Ometto, que contaram com a colaboração dos membros do GEI: Daniel Guzzo, Sânia Costa, Caio Marques, Carina Campese, Marina Pieroni, Gustavo Michelini, Gabriel Mantese, Michael Bianchi, Maiara Rosa, Renato Moraes, Renato Carrião, Thiago Bertolini e Lucas Gomes.
informação
Equipe de organização do evento
Tel.: (16) 3373-8234
Texto e fotos: Grupo de Engenharia Integrada (GEI) da EESC