João, o patrono da turma de engenheiros 2017 da USP em São Carlos
17 de maio de 2018

eesc slide joao betoni
João Betoni trabalha na Escola de Engenharia de São Carlos desde 1967 – Foto: Divulgação / Rever formaturas

Chegou até procurar a Assistência Acadêmica, mas não restou dúvida. Os alunos haviam escolhido ele, o servidor técnico-administrativo da EESC, para receber a distinta homenagem, durante o evento mais representativo da conquista acadêmica. “No começo, eu fiquei surpreso e também preocupado, porque patrono é alguém muito importante e eu sou apenas um funcionário, do que muito me orgulho”, relata Betoni, do Serviço de Graduação.

Em parte, ele tem razão. De acordo com as definições protocolares, patrono é a posição máxima na hierarquia das homenagens, sendo uma personalidade considerada referência para os formandos, um profissional admirado e reconhecido pela turma pela competência e padrão na área de atuação.

A presidente da Comissão de Formatura, Joyce Costa, por outro lado, conta que houve concordância geral dos cursos quanto à indicação do homenageado. “Explicamos para todas as turmas o conceito e a importância dessa figura, que seria a cara da turma. Como faríamos uma eleição, deixamos aberto para que apontassem o homenageado, que poderia ser alguém do meio político ou artístico, da sociedade e da USP. Todos escolheram o Joãozinho.”

diretor
João é cumprimentado pelo diretor da EESC, professor Paulo Sergio Varoto – Foto: Divulgação / Rever formaturas

E por quê? Qual a grande identificação entre o funcionário administrativo e os ideais da nova geração de profissionais que se formam? Uma das alunas é rápida e convicta na resposta: “ele é empático, justo e faz o que ama, sem esperar nada em troca. É uma pessoa acessível para os alunos, que auxilia e orienta a todos da melhor forma para resolver um problema.”

A Turma 2013-2017 é composta por formandos de 10 cursos de graduação em engenharia, sendo um deles oferecido em parceria com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Dia da formaturaNo dia 1° de março, dia da cerimônia de formatura da Turma 2013-2017, João foi anunciado pelo mestre de cerimônia. Cruzou a plateia, passou pelos mais de 160 formandos e tomou assento à direita do diretor da EESC, professor Paulo Sergio Varoto, na mesa de honra da sessão solene.

“Senti muita alegria e satisfação por estar ali, por estar representando o trabalho de uma equipe e dos demais colegas. Eu já vi, naquele lugar, o governador do Estado, o astronauta brasileiro, ministro de Estado, grandes empresários e muitas outras autoridades”, descreveu Betoni, destacando o privilégio de estar ao lado do Varoto, que ele conheceu quando o professor ainda era aluno, depois docente, presidente da Comissão de Graduação e, agora, Diretor da Escola.

“Para nós, gestores, é um orgulho ver um funcionário receber esse reconhecimento tão distinto, sem dúvida, resultado de muita dedicação, trabalho e prazer pelo que faz”, destacou o diretor, que aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os servidores técnicos-administrativos da unidade “pelo imprescindível e absolutamente importante trabalho que fazem todos os dias do ano”.

A inusitada escolha do patrono acabou norteando a mensagem da pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária USP, na época, professora Ana Cristina Limongi-França, dirigida aos formandos. “(…) tanta emoção, mostra que temos chance de um Brasil melhor, que realmente há possibilidade de se construir lideranças mais éticas, mais responsáveis, valorizando os laços afetivos e a família. A escolha do patrono, o João, como referência de vida, é uma mudança de paradigma importante, porque não é um engenheiro, e sim alguém que estava do lado, acolhendo e ouvindo.”

A história do patronoJoão Batista Betoni, 66 anos, chegou à Escola de Engenharia de São Carlos, em 1967, como menor patrulheiro do Departamento de Hidráulica e Saneamento. Três anos depois, foi aprovado em concurso e ingressou no Serviço de Graduação da unidade, onde ocupou o cargo de chefia e está até hoje. Embora nunca tenha pensado em deixar a USP, formou-se em Direito em 1989, visando aprimorar seu trabalho na seção e conquistar melhores oportunidades profissionais.

palco
Foto: Divulgação / Rever formaturas

Casado, pai de duas filhas e avô da Júlia, se emociona ao falar da família e sua relação com o ambiente de trabalho. “A USP me ajudou muito a construir minha família. Tudo isso faz parte da minha jornada, da minha vida”. A esposa Maria Dolores também foi servidora da Universidade, e as filhas, Vivian e Vanessa, são formadas em Fonoaudiologia pela USP, em Bauru, e em Enfermagem pela USP em Ribeirão Preto.

Na rotina administrativa, participou da evolução dos processos operacionais, de uma época de máquinas de escrever e papel carbono para a agilidade dos meios digitais, viu o número de alunos se multiplicar (de 2 para 10 cursos de graduação) e acompanhou a mudança das gerações.

“O perfil dos alunos mudou bastante, eram mais maduros e com um tipo de experiência de vida. Hoje eles são mais novos e com mais acesso a informação, abrindo outras portas”. Gosta de atender no balcão da Seção de Graduação e faz uma brincadeira para exemplificar a mudança de comportamento: “tem aluno que a gente vê no dia da matrícula e depois no dia colação de grau. O atendimento fica pelos meios eletrônicos. Temos que nos adaptar, será assim daqui pra frente.”

Além de patrono, Betoni também foi o funcionário homenageado da turma 2017, distinção que ele tem acumulado ao longo dos anos, turma após turma.

{youtube}_8b60qkanqA{/youtube}

Por Edmilson Luchesi da Assessoria de Comunicação da PUSP-SC