Pesquisa mostra oportunidade de melhoria nos hábitos de transporte da comunidade
O projeto Cultura de Sustentabilidade da USP avaliou, em 2016, o quanto os alunos, docentes e servidores técnicos e administrativos da USP em São Carlos estão sensibilizados sobre essa problemática e se promovem ações efetivas para mudanças de comportamento.
Em relação ao uso do transporte público, 49,31% dos docentes e 42,91% dos funcionários concordaram que as pessoas devem usá-lo mesmo que seja menos conveniente (Figura 1) e 62,5% dos docentes e 58,20% dos funcionários concordaram que as pessoas devem andar de bicicleta ou a pé mesmo que seja menos conveniente (Figura 2).
Porém, quando questionados sobre qual o meio de transporte que mais utilizam para ir à Universidade e a outros lugares, a maior parte desses dois grupos respondeu que usa o automóvel (Figura 3 e Figura 4).
Já para os alunos da graduação e da pós-graduação, é mais frequente ir a pé para USP e outros lugares.
A partir desses resultados, pode-se observar que ainda há um descompasso entre o discurso e a prática. Exatamente nesse sentido, a Universidade vem buscando entender os fatores associados a essa questão para que sejam desenvolvidas ações de educação, sensibilização e gestão com o intuito de contribuir para maior alinhamento com o desenvolvimento sustentável.
Participe você também
Neste ano, o questionário está sendo aplicado para toda a USP. A comparação das respostas de 2016 e 2018 favorecerá a implementação de um sistema de monitoramento dos impactos positivos da Política Ambiental da Universidade.
Para participar, clique no link correspondente abaixo:
• Docentes
• Servidores técnicos e administrativos
O envolvimento de cada um é muito importante para construção de uma universidade comprometida com o mundo.
informação Núcleo de Pesquisa e Extensão em Sustentabilidade e Saneamento da EESC Tel.: (16) 3373-8261 E-mail: nups@eesc.usp.br
Por Assessoria de Comunicação da EESC Imagens: Divulgação e Maicom Brandão