Bem-vindos! EESC-USP recepciona calouros estrangeiros de intercâmbio
11 de agosto de 2014
Assessoria de Comunicação

Ocorreu nesta terça-feira, dia 5, no Anfiteatro Jorge Caron, a recepção dos alunos estrangeiros ingressantes do segundo semestre de 2014 nos cursos de graduação da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP).

No total foram recebidos 38 estudantes vindos dos países Alemanha, França, Espanha, Colômbia, México, Peru, República Dominicana e Chile, matriculados em disciplinas nas áreas de engenharia de produção, engenharia aeronáutica, engenharia mecânica, engenharia elétrica e engenharia civil. O presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCint), Eduardo Morgado Belo, procedeu à abertura do evento dando as boas-vindas aos calouros de intercâmbio e realizou uma breve apresentação sobre os campi da USP, a localização das áreas 1 e 2 em São Carlos e suas unidades, além dos departamentos da EESC-USP, serviços e a infraestrutura acadêmica oferecida. “É importante e interessante constatar que não estamos apenas mandando nossos alunos ao exterior, mas que estamos cada vez mais recepcionando estudantes estrangeiros, pois isso representa o quanto a Escola é prestigiada em outros países”, comentou Belo. Na oportunidade o professor aproveitou para informar os presentes sobre o curso de língua portuguesa que será oferecido aos estrangeiros e que deve ter início no final do mês de agosto. Provenientes de convênios internacionais celebrados pela USP e a EESC-USP com instituições credenciadas da América Latina e Europa, os alunos estrangeiros devem ficar na Escola pelo período de um a dois semestres, conforme o interesse e a disponibilidade de vagas para prorrogação. O estudante Roberto Antonio Mercado Angustia é o primeiro visitante da República Dominicana a participar de um intercâmbio na Escola e está cursando disciplinas do curso de Engenharia Civil. “Sobre tudo que pesquisei da EESC-USP, esta é a melhor instituição latino-americana para cursar engenharia. Tenho planos de retornar posteriormente para ingressar em um programa de pós-graduação”, afirmou o estudante. O francês Alexandre Adelle está cursando Engenharia Aeronáutica e também relatou que optou pela EESC-USP para expandir seus conhecimentos e oportunidades de trabalho. “Tenho vontade de trabalhar no Brasil após concluir a graduação, pois aqui o mercado de trabalho é mais extenso e a Escola possui ótimas referências na área de engenharia”, concluiu. Durante o evento, as servidoras Renata Ruzzi, chefe do Serviço de Estágios e Relações Institucionais, Flávia Helena Cassin, chefe da Seção de Atendimento ao Usuário da Biblioteca, Rose Marta Marques Lourenço, da Seção Técnica de Informática, e o funcionário Bruno Sevciuc – que substituiu a servidora Priscilla Damasceno Benetti, do Serviço de Graduação – apresentaram detalhes da estrutura acadêmica, plataformas eletrônica de apoio e programas oferecidos aos alunos. Entre as novidades apresentadas está a rede wireless Eduroam (Education Roaming), um serviço de acesso à internet, em fase experimental na EESC-USP, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. O serviço provê o acesso seguro e sem fio à rede mundial sem a necessidade de múltiplos nomes de usuário e senhas, deste modo, um pesquisador visitante na USP pode utilizar sua própria identificação ligada à instituição origem para se conectar à rede sem fio da USP, o que também ocorrerá para nossos alunos e pesquisadores em visita a instituições no exterior. O estudante de Engenharia de Produção e membro do Programa USP Recicla, Maicom Brandão, exibiu os trabalhos desenvolvidos no Campus na área de sustentabilidade. Também estiveram presentes os alunos da EESC-USP Marcos Rogério Figueiredo de Andrade, Gabriela Bottene Perche e Marcus Vinicius Pereira de Oliveira, participantes do USP iFriends – um programa de recepção aos estudantes estrangeiros que tem como objetivo integrar os visitantes a comunidade acadêmica local. O grupo divulgou uma programação de festa e passeios organizados especialmente para que os estudantes de intercâmbio possam conhecer melhor a cultura e o turismo do Brasil. Ao final do evento foi oferecido um coffee-break no Espaço Primavera, localizado no piso térreo do Bloco E-1, para confraternização dos alunos.

Por Keite Marques da Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------

Fotos para download: