Pesquisadores da USP lançam obra sobre desastres
24 de março de 2017
Assessoria de Comunicação

No dia 6 de março ocorreu o evento de lançamento do livro "Desastres: múltiplas abordagens e desafios" (Elsevier, 2017, 328 páginas, R$ 99,90). Essa é a primeira publicação conjunta de mais de 40 pesquisadores que integram o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres de São Paulo (CEPED-SP) da USP, um grupo multidisciplinar de pesquisa que tem a finalidade de congregar, integrar, organizar e consolidar diferentes estudos sobre a temática de desastres.

A publicação teve a participação de pesquisadores integrantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) por meio do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Desastres Naturais (Pró-Alertas) da CAPES e do CEPED-SP, com parceria do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP (ICMC-USP) e da Universidade de Warwick, no Reino Unido. O capítulo intitulado "Utilização de Dados Voluntários no Gerenciamento de Riscos de Enchentes" foi elaborado com financiamento do programa Pró-Alertas e com a participação dos seguintes pesquisadores: Narumi Abe, Maria Clara Fava, Camilo Restrepo Estrada e professor Eduardo Mario Mendiondo, da EESC-USP; José Antônio Marengo Orsini e Luz Adriana Cuartas, do CEMADEN; Werner Leyh, do ICMC-USP; além do professor emérito do ICMC-USP e colaborador na Universidade de Warwick, João Porto de Albuquerque. Esse grupo de pesquisadores já havia recebido uma menção honrosa pelo CEMADEN com trabalhos da área, saiba mais em goo.gl/jjn9zp. Durante o evento de lançamento, os autores apresentaram as perspectivas e desafios relacionados aos temas abordados no livro: educação, psicologia, indicadores de resiliência, logística humanitária, resíduos de desastres, mudanças climáticas, eventos extremos, movimentos de massa, gerenciamento de risco de enchente, gerenciamento integrado de risco, percepção de risco e arquitetura humanitária. A obra, organizada por Wanda Maria Risso Günther, Larissa Ciccotti e Angela Cassia Rodrigues, pode ser adquirida em goo.gl/T13mlE. Mais informações podem ser obtidas com o professor Mendiondo pelo e-mail emm@sc.usp.br.

Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------Imagens para download:

http://e.usp.br/8hk  Crédito: Divulgação

Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dk-----------------------------------------------------------------------------------