Alunos da EESC-USP desenvolvem projeto de saneamento ambiental em Casa Branca
25 de abril de 2017
Assessoria de Comunicação

Com o intuito de promover ações de integração entre universidade, município e a preparação de alunos de graduação no âmbito da gestão ambiental e sustentabilidade, o curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Casa Branca (SP), realizará, no próximo dia 26 de abril, uma visita aos bairros do município para a elaboração de um conjunto de projetos ambientais na perspectiva de contribuição para a melhoria da qualidade de vida na cidade.

De acordo com o professor do curso, Tadeu Malheiros, "um dos maiores desafios da graduação é a preparação dos alunos para o mercado profissional. Na engenharia esta preocupação não é diferente, pois a atuação do engenheiro exige forte embasamento das questões tecnológicas e técnicas aplicadas ao seu campo de trabalho. No entanto, o sucesso de um projeto depende também de um conjunto de habilidades que incluem o trabalho em equipe, capacidade de diálogo com órgãos públicos, empresas e organizações da sociedade civil". Os alunos estão organizados em grupos temáticos como áreas verdes urbanas, horto municipal, coleta seletiva, serviços de saneamento básico e recuperação de áreas degradadas. Na primeira etapa os alunos elaboraram o planejamento detalhado dos projetos temáticos, e a visita de campo, na qual os membros do grupo conversarão com a comunidade local e gestores da Prefeitura e farão a coleta de dados para cada tema, a fim de melhor compreender a cidade. Dentre as medidas a serem pensadas, serão feitas propostas de melhorias para o saneamento básico local que inclui abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e gestão do sistema de resíduos sólidos e drenagem pluvial. Conforme o prefeito de Casa Branca, Marcos Cesar Aga, "a atividade conjunta é importante para o planejamento de ações da prefeitura sobre diversos segmentos que envolvam a pesquisa e tecnologia produzida pela universidade, por meio de pessoal qualificado, para o foco da gestão ambiental, que reflete na demanda do bem estar social local". Para o aluno do curso de Engenharia Ambiental, Fernando Castro, que também é morador de Casa Branca, os estudantes querem entender as demandas da cidade. “No ambiente de ensino, pesquisa e extensão da universidade essa aplicação é de extrema relevância para que possamos interagir com um interesse social atual, tendo a possibilidade de atender uma demanda de um órgão de gestão pública". Mais informações com o professor Tadeu Malheiros pelo telefone (16) 3373-9524 ou e-mail tmalheiros@usp.br.

Por Assessoria de Comunicação da EESC-USP

-----------------------------------------------------------------------------------Imagens para download:

http://e.usp.br/8pxCrédito: Divulgação

Logomarca da EESC-USP: http://e.usp.br/5dkFotos institucionais: http://e.usp.br/8on-----------------------------------------------------------------------------------