16/09/2022
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou nesta semana o resultado preliminar da Avaliação Quadrienal 2017-2020 de programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Brasil.
A relação das notas foi encaminhada para as instituições de ensino e pesquisa e, a partir de agora, abre-se o prazo para interposição de recursos e pedidos de reconsideração.
No âmbito da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, dos 10 Programas de Pós-Graduação oferecidos, quatro receberam e/ou mantiveram a nota máxima 7, considerada como padrão internacional de qualidade. O resultado consolida a nossa Unidade como a Escola de Engenharia brasileira com o maior percentual de Programas com a nota máxima nessa avaliação periódica.
Outro apontamento de destaque: dos seus nove Programas que oferecem curso de Doutorado, a EESC conta agora com seis na faixa de excelência (notas 6-7).
No saldo total da Avaliação Quadrienal, dos 10 Programas de Pós-Graduação (PPGs) mantidos pela Escola, três deles subiram de nota e os demais se mantiveram no mesmo patamar. Apenas um Programa teve a nota rebaixada, no entanto, o recurso está sendo preparado.
Entre os critérios adotados na avaliação estão a proposta do programa, análise da composição do corpo docente, avaliação dos trabalhos de conclusão e produção intelectual do corpo discente e inserção social.
O resultado final da Avaliação Quadrienal 2017-2020 será publicado pela Capes no fim do ano.
A Comissão de Pós-Graduação da EESC divulgará a relação completa das respectivas notas de cada programa assim que concluído o processo de análise de recursos e apresentada a classificação definitiva por parte da Capes.
Para informações gerais da avaliação na USP, clique aqui.
Comissão de Pós-Graduação
EESC-USP