USP sobe 12 posições e fica em 127º lugar no QS World University Ranking
20 de setembro de 2013
Compartilhe:

 

O resultado foi divulgado ontem, dia 9 de setembro, na página do Quacquarelli Symonds (QS), instituto britânico especializado em educação superior e carreiras. O ranking avalia cerca de 2 mil instituições de ensino superior em todo o mundo e classifica as 700 melhores, considerando indicadores como reputação acadêmica, reputação entre os empregadores, taxa de professores por estudantes, citações e taxas de professores e alunos estrangeiros.

 

Ao todo, 22 instituições brasileiras figuram na lista. A segunda universidade brasileira mais bem colocada é a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que ocupa a 215ª posição, e a terceira, é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na 284º.

 

Além do ranking geral divulgado ontem, a USP também se destacou nos rankings específicos da instituição. No QS University Ranking para a América Latina 2013, publicado em maio, a USP manteve a primeira colocação pelo terceiro ano consecutivo. Já no QS World University Rankings by Subject 2013, cinco áreas de concentração da Universidade foram avaliadas entre as melhores do mundo: Agricultura e Silvicultura, na 24ª colocação; Filosofia, que subiu da 44ª para a 41ª; Estatística e Pesquisa Operacional, que passou do 48º para o 41º lugar; Educação, na 45ª colocação, e Comunicação e Estudos Midiáticos, que está no 48º lugar.

 

A lista completa das universidades pode ser consultada na página do ranking.

 

Ranking Universitário Folha (RUF)

 

Além do bom desempenho nos rankings internacionais, a USP também comemorou o 1º lugar obtido no Ranking Universitário Folha (RUF), publicado ontem, dia 9 de setembro. “A USP, ao galgar boas classificações tanto no RUF quanto nos rankings internacionais, tem satisfação por estar cumprindo sua missão de excelência, mas com a preocupação em poder mantê-las e melhorá-las ainda mais”, comentou o reitor João Grandino Rodas.

 

Essa é a segunda edição do ranking elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo para classificar 192 universidades brasileiras, de acordo com indicadores que avaliam a pesquisa, a inserção no mercado de trabalho, o ensino, a inovação e a internacionalização da instituição.

 

A listagem completa do RUF e a metodologia da classificação podem ser conferidas no site do ranking.

Por Assessoria de Imprensa da Reitoria


Veja também